Crianças conduzem imagem do Menino Jesus na Missa do Natal do Senhor

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Carlos Roberto/Pascom Arquidiocesana)

O Arcebispo Metropilitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, presidiu a Missa do Natal do Senhor realizada na noite de ontem (24) no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, em Mangabeiras.

Dom Antônio explicou que o rito da solenidade seguiria a simbologia própria da data, a exemplo da canção da história da salvação, entoada após o Ato Penitencial.

A Santa Missa foi animada pelo Ministério da Comunidade Shalom do Pai e teve tradução simultânea para a linguagem de sinais (libras) e transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese.

A celebração seguiu os protocolos de higiene para o combate à Covid-19 e contou com a presença de fiéis, entre eles crianças, que a pedido do Arcebispo, durante o entoar do Hino do Glória, conduziram a imagem do Menino Jesus, que estava na Capela do Santíssimo, até a manjedoura no jardim do Santuário.

De maneira inovadora dentro do rito litúrgico, o Arcebispo convidou os fiéis, em especial os pais das crianças junto aos seus rebentos, que haviam levado a imagem do Menino Jesus até a manjedoura, para contemplar o presépio e fazer um pedido a Cristo.

Em sua homilia, Dom Antônio pediu para que todos refletissem nas Palavras do Profeta Isaías “que fala do Menino que vem como dom de Deus para nossas vidas” e do Evangelho de São Lucas, que descreve o gesto de Maria “… em envolver em faixas o Menino Jesus e colocá-lo numa manjedoura. Gesto este feito hoje simbolicamente pelas crianças que ficaram felizes com este momento”, destacou o Arcebispo ao completar que “Todo o poder do céu se alegra quando a gente faz as pessoas felizes. Essa é a glória da nossa vida cristã”.

A celebração foi encerrada com a tradicional consagração à Nossa Senhora, contou com a assistência dos diáconos Diego Barros e Urilian Santana; e a animação liturgica da Comunidade Shalom. Em seguida os fiéis visitaram o presépio e registraram em foto o momento de quando houve o primeiro Natal.