“Deixem Cristo ser o Centro de suas vidas”, designa celebrante aos milhares de fiéis presentes na Missa de Pentecostes

Fillipe Lima / Pascom Arquidiocese de Maceió

Cerca de 15 mil católicos lotaram o Ginásio do Sesi, em Maceió, para o Encontro de Pentecostes. Os fiéis dedicaram todo o domingo (9) para participar das atividades, que foram finalizadas com a Santa Missa solene, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto.

O responsável pela homilia foi padre Fernando Bezerra. Ele meditou sobre o significado da festa solene de Pentecostes e afirmou que sem o Espírito Santo de Deus não é possível chegar ao Cristo.

“O mundo em que vivemos atualmente é material, mas não leva a lugar algum. Infelizmente, vivemos num mundo vazio com pessoas perdidas. Por isso, o dia de hoje é uma resposta para este mundo materialista. Hoje é o dia do fogo e sem o Espírito Santo, não podemos chegar a Jesus. Não podemos ter esta união perfeita com o Cristo. Sem Ele não podemos unir a vida a Cristo Jesus”, refletiu.

O sacerdote prosseguiu meditando sobre a leitura do livro de Atos dos Apóstolos, onde São Lucas explica aos fiéis sobre as manifestações dos dons de Deus e a harmonia que Ele transborda.

“O livro do Atos dos Apóstolos nos fala sobre o Espírito Santo, que é Deus. São Lucas nos recorda as manifestações da Teofania de Deus. Este espírito transforma e todos falam a mesma língua. É exatamente o inverso da Torre de Babel, onde ninguém se entendia. E hoje todos se entendem. O Espírito Santo vai nos conduzir a plenitude, ao Reino de Deus e, sem ele, não podemos entender”, prosseguiu.

Padre Fernando chamou a atenção sobre o texto escrito por São Paulo, que repreendeu os cristãos da época sobre a disputa dos dons e esclareceu que os fiéis fazem parte do Corpo de Cristo e que os dons atribuídos pelo amor do Espírito Santo tem como objetivo dar brilho a Cabeça, que é o próprio Jesus.

“Muitos cristãos, na época de Corinto fazia disputa de dons. E São Paulo foi quem os deixou cientes de que todos os dons só ganha sentido sendo voltado para Cristo. Ele dizia que se o dom fosse usado em benefício pessoal, não há sentido algum. Quando a gente faz isso, nos esquecemos que tudo é para a glória de Deus. O Espírito Santo faz com que tudo seja para a glória de Deus. É você preferir o paraíso, assim como São Felipe Neri. Nós fazemos parte do Corpo de Cristo. Nós usamos nossa linguagem, nossos dons para o amor e para o brilho da Cabeça, que é Cristo”, continuou.

Por fim, o pregador designou aos fiéis presentes no Ginásio do Sesi que Jesus Cristo seja o centro da vida, abrindo o coração para o amor do Ressuscitado.

“Quem é o centro de nossas vidas? Se o Centro for Cristo, ele nos dá a plenitude, a tranquilidade de mesmo vivendo em um furacão, podermos viver em uma paz. Se Cristo não for o centro de sua vida, corra rápido para que Ele seja. Pois o Espírito Santo nos restauro e nos envia. Soprando sobre os apóstolos, ele nos recria, nos dá vida nova e nos faz viver de novo a graça do Espírito Santo. Deixemos Jesus nos colocar no centro de nossa vida é que possamos ser testemunhas fiéis de Jesus. Que nós possamos sair daqui é sermos testemunhas, luz do mundo e sal da Terra, proclamando Jesus como Senhor de nossas vidas”, finalizou.

Em meio a celebração eucarística, foi realizada uma homenagem aos doze bispos e arcebispos de Maceió, que contribuíram para a fé da região durante os quase 100 anos da Arquidiocese de Maceió.

Ao fim da solenidade, os sacerdotes realizaram o rito do acedimento dos círios pascais, que simbolizam a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o envio dos fiéis.

A Igreja celebrará o tríduo de Corpus Christi, entre os dias 17 e 19 de Junho, na Igreja do Rosário, que é Santuário Eucarístico desde 1945, e nas Paróquias. o dia 20, teremos a solenidade de Corpus Christi. Às 16 horas, teremos a procissão eucarística da Catedral ao Estacionamento de Jaraguá. No dia 7 de Julho, iremos à Santa Luzia do Norte, para a nossa II Romaria Eucarística.

A animação da Santa Missa solene do Encontro de Pentecostes foi realizada pelo Ministério Arquidiocesano da Renovação Carismática.