Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
Com o céu iluminado de estrelas, o Centro de Maceió foi tomado, na noite deste sábado (17), pelos devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, militares e a Pastoral Familiar, para a abertura da festa da padroeira 2024, cujo tema deste ano é “Com Maria, em oração”.
A programação começou às 17h com a concentração da Caminhada da Família em frente à Capela de São Jorge. Os fiéis seguiram com a procissão da bandeira, conduzida, tradicionalmente, pelos militares, até a Catedral, onde ocorreu o hasteamento e a Missa de abertura da festividade.
O arcebispo metropolitano, Dom Carlos Alberto Breis, OFM., recordou que o tema deste ano, convida-nos a sermos “homens e mulheres de oração, assim como foi Maria”.
“Nesta primeira noite, lembramos que o tema irá nos convida a refletir sobre nossas vida, a partir da temática da oração. Qual o lugar da Palavra de Deus em nossas famílias, em nossas casas? Quanto tempo nos dedicamos para a sua leitura?”, disse.
E continuou: “Essa palavra que nos ilumina e conduz em um mundo cheio de relativismo moral, religioso e ético. Ela é a rocha na qual devemos edificar nossas casas, pois ela orienta ilumina nossos passos. Maria nos convida a sermos homens e mulheres desta palavra”.
Dom Beto também pediu que os fiéis cultivassem a cultura da oração em suas casas.
“A oração pessoal, em família é importante. Quando não rezamos, não nos sustentamos. Quem não reza, não vai longe, diz o Papa Francisco. Nessas onda de relativismo, é na amizade com o Senhor que a gente fica firme, É bonito, por exemplo, quando o pai e a mãe ensina a criança rezar. Hoje, elas sabem determinadas músicas e letras que nem me atrevo a dizer aqui, mas pergunte se ela sabe um Pai Nosso ou uma Ave-Maria”.
O metropolita finalizou, lembrando que o silêncio também faz parte do encontro com Deus na oração. “Rezar não é apenas multiplicar palavras, mas deixar que o sussurro de Deus entre em nossos corações”.