Dia do Congregado Mariano é celebrado na Arquidiocese

Por Cláudio Nascimento | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana)

Nesse domingo, 21 de maio, sob o olhar da Virgem Maria, as Congregações Marianas da Arquidiocese de Maceió se reuniram no bairro Santos Dumont, na comunidade de Nossa Senhora da Assunção, para celebra o dia Nacional do Congregado Mariano.

A Missa de Ação de Graças, às 9h30, foi presidida por Padre José Cícero Silvestre, e concelebrada por Pe. Alex Barbosa, administrador da Paróquia São Francisco de Assis. Além da participação do seminarista Thayrone.

Na homilia, feita por Pe. Alex, destacou a missão como cristãos no dia da Ascenção do Senhor: “Jesus sobe aos céus, Ele abre a porta para nós, Ele sobe aos céus para que nós tenhamos a certeza, de que Nele nós também temos um lugar junto do Pai, mais eu dizia que os Apóstolos viram Jesus ressuscitar para testemunha-lo e o testemunho concreto dos Apóstolos se traduz, essencialmente, numa missão. O cristão, o católico, o congregado mariano, o pasconeiro deve ser missionário. A Igreja é essencialmente missionaria, nós devemos anunciar ao mundo porque experienciamos Jesus em nossa vida e afirmamos que Ele está vivo”.

Após a missa, padre Gênison Melo conduziu a palestra “Maria, Mestra que ensina com humildade e mansidão” e destacou que a humildade de Nossa Senhora ganha evidência na obediência e vivência da Palavra de Deus. Logo após, foi servido um almoço em confraternização para todos, seguido da apresentação de todas as Congregações Marianas com a entrega do material para o próximo Dia Nacional do Congregado Mariano de 2024.

Já à tarde, de volta as atividades a segunda palestra foi dada pelo seminarista Thayrone –“Vocação: Graça e Missão, corações ardentes, pés a caminho”.

O dia Nacional dos Congregados Marianos é comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de maio como forma de rememorar a história das congregações compostas por leigos devotos da Virgem Maria. Esses congregados marianos são reconhecidos nas reuniões e celebrações pela fita azul em referência a Virgem Maria, em sua extremidade está uma medalha com a imagem de Jesus Cristo de um lado e do outro a Santíssima Virgem Maria.

O Assistente Eclesiástico da federação das congregações marianas Padre Silvestre disse que:  “O campo de atuação dos Congregados Marianos tem caráter de anúncio, é a evangelização por meio de Maria, tanto que eles são consagrados à Nossa Senhora, a consagração que eles professam é de levar o Evangelho que é Cristo aos irmãos e irmãs“.

Zeza Marciel comentou sobre o slogan da Congregação Mariana: AMA E SERVIR. “Traduz a atividade da congregação mariana nas paróquias, para viver esse slogan é preciso amar e servir a todos os irmãos congregados ou não congregados, a todos os irmãos de uma maneira única e geral, porque a congregação possui um leque muito amplo de ação;  pensemos que a congregação seja o manto de Nossa Senhora que cobre todos os fiéis e intercede a seu Filho Jesus Cristo por nós”, salientou Zeza.

O Carlos Daniel, coordena o departamento da juventude, disse para cada novo grupo de jovens iniciado, é preciso certificar-se que os ingressantes passaram por um sólido processo de catequese. “Nossa proposta é a de contribuirmos para a unidade, com uma proposta de unificação também dos estudos dentro de cada congregação”.

A adoração ao Santíssimo Sacramento, com oração de gratidão pelas atividades realizadas e pedidos pelas próximas atividades, corou todo o Dia do Congregado Mariano.