Por Cláudio Nascimento | Pascom Arquidiocesana
Domingo (20), em comemoração à padroeira da quase Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Distrito de Rocha Cavalcante em União dos Palmares, os fiéis estiveram presentes nas celebrações eucarísticas que marcaram o encerramento da tradicional Festa da Padroeira 2022. O ato religioso emocionou a todos os presentes com o belíssimo andor, louvores e mensagens de fé e agradecimento por graças alcançadas.
A catequista Maria Madalena expressou sua devoção e fé a Nossa Senhora de Lourdes pela graça alcançada devido a uma enfermidade, AVC, que foi acometido seu esposo: “Os médicos já desenganados enviaram o paciente para casa sem esperança de melhora, então começaram a rezar o terço todos os dias, pedindo a intercessão da nossa Mãe Santíssima, mesmo sabendo que o milagre vem por Jesus mais acreditamos na intercessão de Nossa Sra. de Lourdes e hoje meu esposo está curado”.
A jovem Geovana Camila, uma jovem vocacionada ao Carmelo de Santa Teresinha, vem atuando em diversos serviços na paróquia; como ministério de música, tanto uma ajuda na catequese, na liturgia e se mostrou que é cativada pela fé popular pela simplicidade da população que veem Cristo como o centro desta festa.
Uma atividade que muito evangelizou no período de 08 de dezembro de 2021 a 06 de fevereiro de 2022, foi a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelas comunidades da Quase Paróquia.
“Durante esse tempo a imagem entrou nas casas e, de modo particular, visitou os doentes. As famílias se reuniram para reza a novena da Padroeira e aqui quero destacar que a imagem de Nossa Senhora ao visitar uma casa enche-a de esperança e de confiança levando seu filho amado, Nosso Senhor. Ele que é a saúde do corpo e da alma, são muitos os testemunhos daqueles que se encontravam desanimados e que com a imagem de em sua casa foi restabelecida sua saúde”, salientou o administrador paroquial, Padre Lourenço Júnior ao falar da peregrinação da imagem da Padroeira.
Padre Lourenço falou da inspiração para a criação da gruta de Lourdes e o que ela tem representado para comunidade. “Quando nosso arcebispo, Dom Antônio Muniz, veio visitar nossa comunidade, aqui em Rocha Cavalcante, já havia em seu coração o desejo de tornar essa comunidade em santuário Mariano, para que muitos ao olharem para a imagem de Nossa Senhora pudessem se encontrar com seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Então a criação da gruta, no espaço que será com a graça do Bom Deus edificado o santuário Mariano, é um sinal para que todos ao irem aquele lugar possam, no silêncio do seu coração, falar com a Mãe de Nosso Senhor”.
“A intenção de se ter esse espaço para oração, para peregrinação, para falar com a mãezinha do céu e deixa-la nos conduzir a Nosso Senhor; assim é motivo de muita alegria para todos que fazem parte dessa quase paróquia a construção dessa gruta e, em breve com a graça do Bom Deus, iniciaremos a construção de nosso santuário”, com essas palavras o padre Lourenço expressou seu sentimento de gratidão por sua missão na comunidade de Rocha Cavalcante.
A programação que começou às 6h da manhã, com alvorada festiva, contou com Santa Missa, às 8h30; missa solene, às 16h, e procissão pelas ruas do Distrito com a imagem da Padroeira.
A Pascom paroquial, como destacou a agente Agda, que transmitiu todos os dias, pelo Facebook e Instagram paroquial, este ano deu mais um passo na comunicação realizando entrevistas dinâmicas com os celebrantes e com suas postagens motivando a maior participação da comunidade na festa.