Dom Antônio celebra 25 anos de episcopado com bispos do Regional NE2

Além dos 25 anos de episcopado, arcebispo celebra também 43 anos de ordenação sacerdotal
Celebração aconteceu na residência episcopal

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., celebrou no dia 24 de maio o Jubileu de Prata de ordenação episcopal e os 43 anos de ordenação sacerdotal. A Missa foi concelebrada por 11 bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, por padres da Arquidiocese de Maceió e contou com a presença de religiosas, seminaristas e a representação de leigos.

A celebração seria aberta a todos os fiéis, mas, devido ao tratamento que o arcebispo enfrenta contra a diabetes, aconteceu na residência episcopal com um número reduzido de participantes.

No início da celebração, Dom Antônio agradeceu a presença de todos. “Tenho a alegria de celebrar este momento com pessoas de minha terra Princesa Isabel, familiares, amigos da minha infância, representação da família presbiteral e com irmãos bispos. Para minha alegria e é muita honra para minha vida a presença deles neste dia”, disse o arcebispo.

“Agradeço ao clero pelo presente que me deram esse ano: o projeto do café da manhã no Santuário Virgem dos Pobres, servido aos que mais necessitam e organizado pelas irmãs carmelitas”, expressou Dom Antônio. “Ainda dá tempo do presente e fazer o PIX para esse café dos nossos irmãos”, brincou.

A homilia foi de Dom Francisco de Sales, bispo de Cajazeiras (PB) e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que também é carmelita e foi ordenado bispo por Dom Antônio Muniz.

“Podemos testemunhar que, como bom carmelita, dom Antônio buscou, inspirando-se na figura do prior que exerceu em tantos momentos no seu serviço ao Carmelo, dar forma e vida ao seu ministério pastoral nestes 25 anos de episcopado. Tantas vezes o senhor se levantou, depôs o manto, depois a toalha e inclinou-se e lavou os pés dos mais necessitados através de tantas iniciativas que na sua mente borbulhavam igual um vulcão com desejo tanto de servir. O senhor procurou ser imagem do Cristo Servo no meio dos seus irmãos”, destacou Dom Francisco.

Padres da Arquidiocese de Maceió participaram de celebração

Em nome do clero da Arquidiocese, o padre Bacilon Monteiro, agradeceu a presença dos bispos e dos padres. O sacerdote destacou a missão de pai do arcebispo. “Estamos felizes com o senhor pelos frutos do seu ministério durante esses anos, sendo mais da metade conosco. É muito gratificante para nós quando um pai olha para nós e pede que tenhamos coragem, isso nos dá força e ânimo para continuar na missão”.

Pequeno grupo de fiéis representou o povo de Deus

No final da celebração, Dom Antônio recebeu homenagens de romeiros do Padre Cícero. A Missa foi transmitida ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Maceió no Youtube.

Bispos presentes na celebração do Jubileu de Prata de Dom Antônio Muniz:

  • Dom Genival Saraiva – bispo emérito de Palmares (PE) e vigário geral da Arquidiocese de Maceió
  • Dom Manoel de Oliveira – bispo de Palmeira dos Índios (AL)
  • Dom Valdemir Ferreira – bispo de Penedo (AL)
  • Dom Dino Marchió – bispo emérito de Caruaru (PE)
  • Dom Limacêdo Antonio – bispo auxiliar de Oliveira e Recife (PE)
  • Dom Fernando Saburido – arcebispo de Olinda e Recife (PE)
  • Dom Luís Gonzaga Pepeu – vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE)
  • Dom Jaime Vieira – arcebispo de Natal (RN)
  • Dom Antônio Carlos – bispo de Caicó (RN) e vice-presidente do Regional NE2 da CNBB
  • Dom Francisco de Sales – bispo de Cajazeiras (PB) e presidente do Regional NE2 da CNBB
  • Dom Aldemiro Sena – bispo de Guarabira (PB)