A Missa Solene de Jesus Cristo Rei do Universo, presidida por dom Antônio Muniz, O.Carm., encerrou a programação preparada pela Arquidiocese de Maceió. A celebração aconteceu no fim da tarde deste domingo (25) em frente à Igreja Matriz da Futura Paróquia São Lucas, em Mangabeiras. A festividade foi realizada desde a manhã no Santuário Virgem dos Pobres.
“Encerramos hoje o calendário litúrgico e agora caminhamos para o novo tempo, o Advento, momento para estarmos unidos e nos prepararmos para o Natal. Neste ano, como o Santuário está cada vez mais pronto para acolher esses grandes momentos, a gente fez aqui, em casa, e marcando o encerramento com a nossa ida para a nova paróquia de São Lucas”, disse o arcebispo, que durante a homilia refletiu sobre a verdade no contexto do Evangelho, ao comparar com o desafio das fake news do dia a dia do cristão.
Dom Antônio anunciou que no próximo ano o sacramento da Crisma de todas as paróquias será realizado na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro.
Santuário Virgem dos Pobres
Durante a tarde, os fiéis participaram de momento de louvor e acompanharam a homenagem aos leigos que realizaram trabalhos pastorais durante o Centenário, gesto de encerramento do fim do Ano do Laicato. O pregador da tarde foi o padre Francisco Guido.
A programação agradou à Maria Helena, da Paróquia Menino Jesus de Praga, do Pinheiro. “Foi um dia muito espiritual e muitas bênçãos aqui no Santuário. Fui atendida na Confissão, participei do louvor, agora vamos para a Missa na São Lucas e tudo foi maravilhoso na presença do Senhor Rei do Universo”, falou.
Quem esteve à frente na organização garante que todos os momentos aconteceram pela inspiração do Espírito Santo, como argumenta Maria Tardira, coordenadora arquidiocesana da Renovação Carismática Católica, RCC.
“Cada encontro nos traz um aprendizado através das dificuldades, mas também das coisas boas. Assim é a nossa caminhada, a gente vai aprendendo com cada momento. Deus vai nos ensinando e nós vamos desbravando. Tudo esteve no caminho dos planos de Deus”, pontua Tardira.
Thiago Aquino / Pascom Maceió