Dom Antônio Muniz: “a Igreja única, apostólica e romana surge no momento em que Cristo ergue-a sobre Pedro”

Dom Antônio lembra os sacrifícios dos Apóstolos Pedro e Paulo, sustentáculos da Igreja de Cristo.

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Urilian Santana/Pascom Arquidiocesana)

A Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos, celebrada na manhã deste domingo (28) foi iniciada com o recorrente pedido do Arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz aos católicos em serem resilientes para superar o momento difícil gerado pela pandemia do novo Coronavírus ao dizer que é preciso ter paciência “para gestar a esperança que não decepciona”.

O metropolita pediu que os fiéis rezassem nas intenções do Papa Francisco, pois a Igreja nesta Solenidade celebra o dia do Papa,  sucessor de São Pedro, que permanece como chefe da Igreja fundada por Jesus Cristo.

Em sua homília, o Arcebispo lembrou os sacrifícios dos Apóstolos que deram suas vidas pela missão em anunciar o Reino de Deus. Pedro, um simples pescador sobre o qual Jesus edificou sua Igreja, e Paulo que de perseguidor dos cristãos passou a disseminar o cristianismo, evangelizando comunidades romanas que passaram a conhecer o amor de Cristo por meio de cartas.

Dom Antônio recordou a passagem em que Jesus fala a Pedro que nele edificará sua Igreja, alertando para o verbo no futuro, numa alusão de que a Igreja construída sobre o testemunho de Pedro permanece em edificação.

“A gente encontra muita gente que não está instruída no ensinamento da Sagrada Escritura dizer que Jesus Cristo não teve uma Igreja. Teve sim, pois, Ele fala “minha Igreja” e que o mal não prevalecerá sobre ela. Então, a Igreja única, apostólica, romana vai surgir exatamente neste momento em que Cristo ergue-a sobre Pedro”, explicou Dom Antônio ao ressaltar que esta solenidade celebra o selo desta Igreja, que é Pedro e Paulo, apóstolos.

Encerrando a Celebração Eucarística o arcebispo convidou aos que acompanham pelas mídias sociais, para o Terço, às 19h30, com a presença on-line de profissionais da saúde.

Conforme as Sagradas Escrituras, em Roma, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo e Paulo degolado além dos muros da cidade.