O início do Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana de Maceió aconteceu com a Missa do “Lava-Pés” na noite desta quinta-feira (18). Dom Antônio Muniz, arcebispo da Arquidiocese, presidiu a celebração e lembrou o Papa Francisco em sua homilia.
Para este ano, participaram representando os 12 apóstolos, assistidos da Casa Dom Bosco e Servo Sofredor. “Muita alegria com o convite. Foi uma nova unção”, disse Victor Gabriel das Neves, de 13 anos, da Casa Dom Bosco.
Em sua homilia, o arcebispo recordou o gesto na semana passada que circulou pelo mundo através de fotos em que o Sumo Pontífice, beijou os pés do presidente do Sudão do Sul, pedindo que o estado de paz retornasse ao país.
“O que está acontecendo hoje foi antecipado pelo Papa fora do ambiente litúrgico. Hoje se faz o cumprimento do mandamento deixado pelo Senhor”, disse.
Ele ressaltou que é dever da Igreja servir ao irmãos saindo do gesto da Liturgia e se concretizando na vida. “Vamos pedir a graça de não fazermos julgamento precipitado do outro, principalmente dos mais pobres e necessitados”.
Após o gesto e a Liturgia Eucarística as reservas eucarísticas foram transladadas para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Santuário Eucarístico da Arquidiocese.
A continuação do Tríduo Pascal continua nesta sexta-feira (19) com a Celebração da Paixão do Senhor às 15h.
Marcos Filipe Sousa – Pascom Maceió