Fiéis se reuniram na noite desta segunda-feira (31), último dia de 2018, no Santuário da Virgem dos Pobres, no bairro da Mangabeiras, em Maceió, para celebrar a Sagrada Eucaristia, na popularmente conhecida, Missa de Ano Novo.
A Igreja já costuma celebrar nesta data a solenidade de Santa Mãe de Deus Maria, recordada no dia seguinte, 1 de janeiro. Foi uma noite de agradecimento pelo ano que estava terminando e pedir as bênçãos do Senhor para 2019.
Em sua homilia, o arcebispo lembrou do cenário onde ocorreu o nascimento do menino Jesus, os campos da cidade de Belém, e duas figuras importantes, a de Maria e do profeta Samuel.
“A leitura do Evangelho termina, narrando que Maria guardava todas as coisas que estavam acontecendo no coração. Porque é através do coração que Deus enxerga o ser humano, é através dele que conseguimos chegar até o próximo”, colocou Dom Antônio.
“Naqueles mesmo campos, anos antes, Deus escolhia um novo rei para seu povo. E o pai dele quando esteve na presença de Samuel apresentou todos os filhos, menos Davi. Até que o Senhor manda chamá-lo. Samuel percebe que Deus escolheu o jovem pastor com os olhos do coração”.
E completou: “Nós devemos fazer da mesma forma, não enxergar através da aparência ou da classe social, mas com o coração. Que no novo ano que se inicia daqui a pouco, possamos enxergar com o coração, ouvir com o coração e falar com o coração”.
Antes da benção final, o arcebispo junto com os demais, rezaram a consagração à Nossa Senhora, e depois aspergiu os fiéis com água benta, desejando a todos um feliz ano novo.
Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana