Dom Beto Breis institui a forania Nossa Senhora Carmo em Colônia Leopoldina

Em sua primeira visita a cidade, presidiu a santa missa que reuniu diversos padre da região

 

Por Karine Costa | Pascom Paroquial

Durante a manhã do último sábado (25), por volta das 10h, na matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Colônia Leopoldina, fiéis de comunidades vizinhas se encontraram em unidade para celebrar a instituição da Forania Nossa Senhora do Carmo.

Estiveram presentes na celebração os administradores paroquiais que compõem a nova forania. São estes: Padre André Albuquerque, da paróquia de São José em Novo Lino; Padre Cesário Borba, da paróquia de São José Operário em Joaquim Gomes; Padre Edson Gabriel, da paróquia de São José em Campestre; Padre Jonathan Igor, da paróquia de São Caetano de Thiene em Jacuípe; Padre José Aparecido, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jundiá; Padre Luiz Rodrigues, da paróquia de São Benedito em Flexeiras; e Padre Luiz Sampaio, da paróquia de Nossa Senhora do Carmo em Colônia Leopoldina.

Em sua primeira visita a Colônia Leopoldina como arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis presidiu a celebração, que foi concelebrada pelos demais sacerdotes. Em sua homilia, Dom Beto ressaltou os quatro pilares principais: a Palavra de Deus, a Eucaristia, a comunhão e a missão, evidenciando também a importância da sinodalidade no caminhar da Igreja.

Em entrevista, o vigário forâneo, Pe. Luiz Rodrigues, destacou a importância da instituição da forania para uma maior sinodalidade pastoral: “É um momento importante na nossa arquidiocese, onde nós, enquanto forania, vivenciamos esse momento de unidade, a unidade de caminharmos juntos enquanto paróquias. Falar de sinodalidade é caminharmos juntos numa mesma direção como Igreja, participando assim da missão de Cristo, a missão de ser no mundo luz dos homens, a missão de ser sacerdotes e profetas. Então, marca hoje um momento muito importante na vida de todas as paróquias, na vida da nossa forania e da nossa arquidiocese.”

O que se espera é que a instituição da forania facilite a organização e a execução de atividades pastorais e administrativas, fortalecendo a comunhão entre as paróquias e melhorando o atendimento às necessidades dos fiéis, contribuindo significativamente para a missão da Igreja.