Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação
A Arquidiocese de Maceió realizará, no dia 12 de dezembro, 19h, a solene Celebração Eucarística para a Ordenação Diaconal Permanente dos teólogos Álvaro Queiroz da Silva e Ronaldo Pereira Leite de Vasconcelos. Eles serão ordenados pela imposição das mãos e oração consecratória do arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis. A celebração acontecerá na Catedral Metropolitana de Maceió, no centro da cidade, e os ordenandos convidam todo o povo de Deus para participar.
Álvaro Queiroz é casado, tem 62 anos, é professor, pesquisador e doutor honoris causa em História. Ele cursou Filosofia no Seminário de Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, e Teologia no Centro Universitário Salesiano Pio XI, em São Paulo. Exerce ainda o magistério no Seminário de Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, dando aulas de História da Igreja, no curso de Teologia. Além disso, presta contribuição como docente de cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior em Alagoas.
Ronaldo Pereira Leite de Vasconcelos é casado com Ana Cecília C. Vasconcelos, há 34 anos. Tem dois filhos e quatro netos. É servidor público estadual há 37 anos e cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção no período de 2006 a 2009.
DIACONATO
A Igreja possui três graus de Ordem que dão a seus integrantes funções importantes, como bispos e padres. E na primeira Ordem estão os diáconos, cuja incumbência é servir e ajudar o povo de Deus, difundindo a liturgia para o dia a dia dos fiéis, e seguindo padres e bispos.
Por não ser um sacerdote ordenado e, por isso, não receber o segundo grau da Ordem, ele não pode celebrar missas.
Diferente dos diáconos temporários, que se preparam para receber o sacerdócio e seguir à segunda ordenação, os diáconos permanentes não buscam o sacerdócio. São homens casados e que, comumente, têm profissão fora da Igreja.