Vestimenta litúrgica é símbolo da missão pastoral
O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, OFM, esteve no Vaticano no fim de semana para receber o Pálio das mãos do Papa Francisco. A entrega aconteceu durante a Missa Solene de São Pedro e São Paulo no sábado (29). Além do metropolita, mais quatro arcebispos brasileiros também receberam a vestimenta litúrgica, símbolo da missão pastoral.
Dom Beto destacou as palavras do pontífice durante a homilia. “Francisco saudou os arcebispos observando que ‘são chamados a ser pastores zelosos, que abrem as portas do Evangelho e que, com o ministério, ajudam a construir uma Igreja e uma sociedade de portas abertas’. E para abrir portas é preciso abrir corações. O Senhor nos dê essa graça e nos sustente na tarefa que sua Igreja nos confia”, publicou o arcebispo nas redes sociais.
Veja no vídeo abaixo o momento em que Dom Beto Breis recebe Pálio das mãos do Papa Francisco:
A Basílica de São Pedro recebeu 42 arcebispos de várias partes do mundo para a entrega do Pálio. Dentre eles, cinco brasileiros: dom Carlos Alberto Breis Pereira, arcebispo de Maceió (AL); dom João Santos Cardoso, arcebispo de Natal (RN), dom Gregório Ben Lâmed Paixão, arcebispo de Fortaleza (CE); dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Aracaju (SE); e dom José Mário Scalon Angonese, arcebispo de Cascavel (PR). Dom Carlos Alberto e dom João Santo são parte do Regional Nordeste 2 da CNBB.
Também participaram da Santa Missa o padre Márcio Manuel, reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção; padre Francisco Guido, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió; e padre Charles Alves, confessor do Seminário Arquidiocesano.
O que é o Pálio?
É uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica e consiste de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. Essa lã é abençoada todos os anos na Festa de Santa Inês (21 janeiro). Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O Pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé. Saiba mais aqui.
Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana com Vatican News