Pascom Jacuípe
A cidade de Jacuípe, no Norte de Alagoas, viveu momentos mais que especiais na última quarta-feira (07 de agosto). Após dez dias de preparação, a Paróquia de São Caetano de Thiene comemorou a memória do seu excelso padroeiro.
Desde as primeiras horas do dia, a alegria fervorosa dos paroquianos embalou as celebrações. Por volta das 5h da matina, a primeira alvorada festiva anunciada a chegada do grande dia. Ainda pela manhã, houve batizados na Igreja Matriz, localizada no Centro da cidade da Zona da Mata Alagoana.
Pela tarde, já com a igreja lotada foi dado início a recitação do Terço da Misericórdia. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, que foi presidida pelo padre Roniel Ferreira, pároco de Pilar e ex-administrador paroquial de Jacuípe. Durante a homilia, o padre relembrou a doação do padroeiro à Missão de Cristo. São Caetano, santo da Providência Divina, deixou de lado a vida no anseio familiar para cuidar dos mais necessitados.
Um dos fundadores da Ordem dos Clérigos Regulares, São Caetano é exemplo de um verdadeiro seguidor de Jesus. O Santo é padroeiro de Jacuípe há 35 anos, uma das motivações comemoradas neste ano. A Paróquia foi criada no ano de 1984 e durante os 11 dias de festa foram meditadas histórias, conquistas e benfeitorias realizadas em mais de três décadas.
Mesmo com a chuva, depois da Celebração Eucarística, os devotos saíram em procissão pelas principais ruas da cidade comemorando a data festiva. Logo após o cortejo, já no início da noite, um evangelizashow com a Comunidade de Aliança Demúvi deu continuidade ao momento celebrativo, que foi encerrado com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
“Estamos muito felizes em comemorar os 35 anos da Paróquia. Uma dádiva de Deus que os jacuipenses celebram. Foram dias de meditação, que podemos aprender mais sobre a vida do nosso padroeiro e também conhecer ainda mais sobre a história de nossa igreja particular”, afirmou o padre Elias Roberto, que desde 2015 administra a Paróquia de São Caetano de Thiene, em Jacuípe.