Encontrão de Casais com Cristo, na Arquidiocese, reúne centenas de casais

O Congresso Nacional do ECC acontecerá em 2023 e a imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória, Padroeira de São Luís – MA, está peregrinando pela Arquidiocese até janeiro de 2023.

Por Maria Cícera com informações de Carlos Roberto | Setor de Comunicação

Anualmente o Conselho Arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo, mais conhecido como ECC, promove o Encontrão que tem como objetivo proporcionar aos casais e seus filhos um dia de oração, louvor, formação e Santa Missa.

Este ano o local escolhido foi o Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdição (antigo Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra, e segundo a organização por volta de 800 pessoas estiveram presentes, casais e seus filhos vindo das Paróquias do Interior e capital alagoana.

No período da manhã do dia 04 de dezembro, além da animada acolhida por parte do Conselho Arquidiocesano do ECC e animação do Ministério de Música da Comunidade Trindade Santa, o padre Rodrigo Rios conduziu um momento penitencial e a adoração ao Santíssimo Sacramento; a palestra ministrada por padre José Daniel foi baseada no tema: ‘Serviço ECC – famílias evangelizando famílias’ e antes do almoço as famílias rezaram o Santo Terço.

Luiz Henrique e Flávia Lemos são casados há 28 anos e, de 2020 a 2023 estão na missão de Casal Coordenador e salientaram que: “Após 02 anos sem atividades presenciais, este ano de 2022, com cautela o ECC vem retomando as atividades de primeira, segunda e terceira etapas” e falaram da novidade para o Encontrão de 2022, “uma novidade que foi apresentada nesse Encontrão foi a realização de um espaço para as crianças – espaço Kids – coordenação por um casal setorial e jovens do Segue-me”.

“A pandemia foi um período difícil para o mundo e com os movimentos, pastorais e serviços, como é o caso do ECC, aconteceu o mesmo, mas temos conseguido superar. Algumas famílias enfrentam grandes dificuldades: cônjuge falecido pela Covid-19, divórcios e outras situações que desconhecemos”, destacou Luís Henrique se referindo ao retorno das atividades e seus desafios.

Ele concluiu falando da gratidão a Deus: “Graças a Deus retomando este ano os encontros das três etapas nas paróquias. Não podemos mensurar a gratidão a Deus e aos irmãos e irmãs aqui presentes. Sejam em equipes de trabalhos ou participando do Encontrão”.

À tarde, cônego Everaldo Filho, diretor espiritual do Serviço ECC, palestrou sobre os desafios da sinodalidade e os desafios para a construção de uma sociedade justa. Ricardo e Isabella, membros do Conselho Arquidiocesano, informaram o motivo de ter a Padroeira da Arquidiocese de São Luís, no Maranhão, presente no Encontrão.

“Como todos podemos ver a imagem de Nossa Senhora da Vitória está aqui presente, isto se deve ao fato de que no ECC acontece um Congresso Nacional e a Arquidiocese e cidade a sediar permite que um ano antes a imagem de sua Padroeira peregrina pelo Brasil. Iremos ficar com este sinal de unidade e devoção à Mãe de Deus em nossa Arquidiocese até janeiro de 2023, ano que acontecerá o Congresso”.

A Santa Missa foi presidida por cônego Everaldo Filho e concelebrada por padre José Daniel.

Em sua homilia, cônego Everaldo enfatizou: “Nossa Arquidiocese já temos muitas Paróquias com o serviço ECC. Mas precisamos avançar mais. Recuperemos o tempo de paralisia que foi o período mais intenso da pandemia, pela qual todos nós passamos e sofremos; foi um impacto muito grande para o serviço e família ECC”.

O diretor espiritual encorajou os casais dizendo: “levantemos a cabeça e adiantemos o passo, para que este serviço se expanda cada vez mais no território Arquidiocesano. Desde a década de 70, criação do serviço ECC, até hoje contabiliza-se 4 milhões de casais que vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo; ou seja, 8 milhões de brasileiros passaram por esta experiência em suas Paróquias. Que graça de Deus!”.