Manuela Ponciano/Pascom Arquidiocesana
O reitor da Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, padre Elison Silva, presidiu a terceira Missa do dia solene, ao meio-dia. Mesmo sendo horário popular de almoço, houve grande participação dos fiéis.
Logo após terminar a Missa Solene, padre Elison meditou as alegrias de Nossa Senhora dos Prazeres com os fiéis e depois presidiu a terceira Celebração Eucarística do dia solene. O evangelho foi proclamado pelo padre Ernesto Cavalcanti, vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo, Ponta Verdade.
Na homilia, padre Elison Silva afirmou que “este é o sentido da festa de hoje: a vitória. A Virgem Maria é nossa advogada e com ela a vitória é certa”, pontuou.
Sobre o tema do Novenário em honra à padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maceió, o pároco explicou que “Mater Christi, Mater Ecclesiae” é o trecho de uma música muito conhecida em Fátima em Portugal e chama atenção para cada estrofe como uma oração de louvor a Mãe Santíssima. “Mostrai-nos que sois a Mãe de Jesus Cristo, nosso redentor a qual seguimos”, diz a canção mencionada pelo sacerdote.
Clamando “interceda por nós, Virgem dos Prazeres”, toda assembleia rezou pelo Santo Padre e pela Arquidiocese, além das intenções particulares, pedindo a benção de contemplar as alegrias junto a Nossa Senhora. Os ministros de música Diego e Roberto ajudaram na oração com o canto litúrgico.
“Eu venho pela sustentação da minha fé”
Para a senhora Gyslaine Almeida, participar da festa de Nossa Senhora dos Prazeres é uma oportunidade de renovar a fé. Anos atrás acompanhou a novena em intercessão pela saúde de sua avó. “Ela faleceu e mesmo assim eu venho pela sustentação da minha fé”, testemunhou a fiel que acompanhará também o percurso da solene procissão.
“Muita alegria! Eu só tenho o que agradecer a ela pelas bençãos em minha vida e na vida do meu esposo. Nós viemos hoje cumprir uma promessa e vamos participar dessa Missa e ficar até o final”, contou a senhora Salete Teixeira da Paróquia de São João Batista e Santa Isabel.
A jovem Tereza Gabriele também veio agradecer uma graça alcançada. No ano de 2020 estava ansiosa devido o momento de provas da OAB e pediu a intercessão e confiou a Nossa Senhora o êxito em suas provas. Mesmo havendo uma reprovação, depois veio a aprovação e nesta festividade fez questão de oferecer um buquê de flores no altar de Nossa Senhora das Vitórias.
“Compartilhei com meu noivo que queria vir até a Catedral renovar a minha prece e antes de fazer a prova nós participamos de uma Missa aqui. Comunguei Jesus e pedi ao padre Elison uma benção”, recorda Tereza. No mês de maio ela recebeu a aprovação e logo entendeu que Maria Santíssima cuidou de seus passos.
Hoje sua atuação como advogada é consagrada a Nossa Senhora das Vitórias e cumpriu a promessa na Catedral de oferecer um buquê de flores em gratidão: “só tenho a agradecer por nunca me desamparar, por estar comigo verdadeiramente como uma mãe”, testemunhou.