Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana
Nesse 21º do Tempo Comum, a Arquidiocese de Maceió deu continuidade aos festejos alusivos a Nossa Senhora dos Prazeres, chegando ao sexto dia de novenário. A Missa das 12h na Catedral Metropolitana, com a presença limitada de fiéis, transmissão ao vivo e com intérprete de Libras, contou com a participação das demais paróquias da Área do Vale do Paraíba. O tema para esse dia foi “Maria, cuidado e defesa da casa comum”.
A celebração foi presidida pelo padre Ronildo e a pregação foi realizada pelo padre Fernando Bezerra, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, da cidade de Viçosa. Tendo como base o Evangelho de São Mateus (16,13-20), o pregador destacou o questionamento de Jesus aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.
“Para conhecer Jesus, não tenho que fazer estudos, mas ter a revelação do pai. É preciso ter um coração atento para ouvir a voz de Deus. São Pedro reconhece e diz: “és o messias, filho de Deus vivo”, então enquanto uma pessoa adora o deus morto, nunca saberá quem é Jesus. O deus morto é o dinheiro, o ter, poder, soberba, autosuficiência, orgulho e tantos outros deuses mortos. Impossível saber quem é Jesus se você não tem uma vida diária e constante de oração, está na presença de Deus. Quem tem a experiência diária da oração, sabe quem é Jesus, quem é o mestre. E a Igreja nasce da profissão de fé daqueles que conhecem Jesus”, refletiu padre Fernando.
O sacerdote também fez observação a partir da Oração do Dia. “Cada dia nós aprendemos que este mundo é instável, passageiro e quanto mais você firma a sua vida neste mundo mais você só encontrará sofrimento e decepção, porque o mundo é passageiro, as pessoas são falhas, traem, enganam, machucam, por isso a oração deste domingo nos pede que nós fixemos o nosso olhar na verdadeira alegria que é Cristo Jesus”, disse. “A liturgia de hoje nos deixa um questionamento: quem é Jesus para você? Que lugar ocupa o Cristo na tua história?”, acrescentou o pregador.
A Missa das 12h tem recebido a participação das áreas e setores pastorais. A celebração é transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió e pela Rádio Imaculada Conceição 92.3 FM. Nesta segunda-feira (24), quem homenageia a padroeira é Área Noroeste.
Agendamento e transmissões
Para participar das missas na Catedral, o fiel deve agendar aqui. A medida faz parte do protocolo sanitário da Arquidiocese e das recomendações dos órgãos de saúde. As missas diárias às 6h são transmitidas pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM. A Missa de 17h com dom Antônio Muniz e a da novena às 19h são transmitidas pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió. As pessoas com mais de 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar virtualmente.