Os fiéis da cidade de Santana do Mundaú celebraram, na manhã deste domingo (26), o aniversário de 11 anos da Paróquia Senhora Sant’Ana. Apresentações na Praça Santa Ana e Missa na Igreja Matriz marcaram a festividade. A comunidade foi elevada à paróquia em 2008 por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo metropolitano de Maceió.
A programação começou com alvorada festiva e Oficio da Imaculada às 06h. A Banda Filarmônica Casa Dom Bosco animou os fiéis, que acompanharam o hasteamento das bandeiras em frente à Igreja Matriz. Na Santa Missa, padre Lourenço Júnior, administrador paroquial, refletiu sobre a liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum e a data festiva.
“Aniversário é um tempo oportuno para renovar a alegria, esperança, fé e a confiança na providência divina. A nossa paróquia é uma criança, mas podemos perceber o ardor missionário dos nossos leigos e leigas comprometidos em anunciar e testemunhar o Evangelho, de modo particular para os mais necessitados e empobrecidos”, partilhou o sacerdote.
Raimunda Caetano é da comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, no Sítio Jussarinha, onde foi iniciada a construção da capela da padroeira há um ano. Para ela, a data reforça a importância dos leigos na história da paróquia. “Acho muito importante comemorar mais um ano de caminhada. Estamos sempre enfrentando os desafios e é nosso dever como membros da Igreja, levar a Palavra de Deus para todos. Precisamos realizar os trabalhos sempre animados no dia a dia da evangelização”, disse a fiel.
Durante a solenidade, a comunidade lembrou os sacerdotes e religiosas que contribuíram para a história da paróquia. Os fiéis pertenciam à Paróquia Santa Maria Madalena até 2008, quando o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz, criou a Paróquia. O cordelista Cícero Manoel e o repentista Everaldo Caetano fizeram homenagens sobre a trajetória missionária na cidade.
O prefeito de Santana do Mundau, Arthur Freitas, também participou da festividade e reconhece a importância da paróquia: “Tivemos uma linda celebração e é importante saber que temos um povo de fé. A Paróquia tem sua importância histórica, cultural e social para o município. Então é importante renovar e fortalecer o Espírito de Deus em nossos corações”.
Após a Santa Missa, os fiéis de vários movimentos, pastorais e comunidades participaram de uma confraternização com a partilha do bolo e os parabéns.
Thiago Aquino/Pascom Mundaú