O Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, acolheu, na tarde deste sábado (02), os primeiros participantes do Retiro Arquidiocesano de Carnaval. O evento teve início com louvor, pregação, Missa e as boas vindas do arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm. Durante a noite, os fiéis participam de louvor.
Após animação do Ministério de Música Casa de Ranquines, Dom Antônio acolheu os fiéis. “Sejam todos bem-vindos a este grande encontro. Cada um será protagonista deste retiro. Teremos espaço para todos e tudo foi pensado para que a programação seja aproveitada da melhor forma. Não será lugar para julgar aqueles que estão aproveitando o carnaval lá fora, mas momento de muita oração e louvor. É Deus que nos reúne para a unidade e a alegria”, ressaltou o arcebispo.
Todos os momentos do retiro terão como base a reflexão do tema “Um só coração é uma só alma” (Atos 4,32). A primeira pregação do retiro foi conduzida pelo padre Elison Silva com o lema “Santificação não é perfeição”.“Há muito mais coisas na nossa Igreja que nos une do que o que nos separa. Nós somos o rosto de Deus e se há separações é porque ainda não entendemos isso. Vale lembrar que onde Deus está, não há divisões. A Igreja vive da Eucaristia e como pode alguém comungar do Corpo de Cristo e não comungar da vida do irmão? A fé é da Igreja, não pode ser inventada por nós e do nosso jeito”, refletiu o sacerdote.
Os participantes do retiro fechado, que acompanharão a programação durante os quatro dias, chegam ao local e são acomodados em colégios onde ficarão hospedados. Fiéis de várias paróquias, de movimentos e Novas Comunidades estão presentes no Santuário.
David Leite tem 20 anos, participa da Renovação Carismática Católica na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, da cidade de Porto Calvo, e vai participar de toda programação com uma caravana de 15 jovens e adultos.
“Nós participamos de retiro todos os anos durante o carnaval. Viemos aqui juntos como RCC e em unidade com a Igreja. A expectativa para os próximos dias é muito grande, principalmente pela proposta e o tema que é sobre unidade, todos os grupos, Novas Comunidades e os movimentos juntos. Só nos resta abrir o coração para receber a graça”, pontuou o jovem.
A primeira Missa do retiro foi presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo padre Elison Silva. A consagração a Nossa Senhora marcou o encerramento da programação da tarde.
Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana