Forania Nossa Senhora Auxiliadora realiza capacitação para catequistas

Formação abordou os sacramentos da iniciação à vida cristã em seus aspectos canônicos

Franciny Oliveira/Pascom Nossa Senhora Auxiliadora

Formação foi ministrada pelo padre Sérgio Ricardo. (Fotos: Franciny Oliveira/Pascom paroquial)

A articulação de Catequese da Forania Nossa Senhora Auxiliadora realizou nos dias 19 e 20 de julho uma capacitação para catequistas. A formação foi ministrada de forma online e presencial pelo padre Sérgio Ricardo Soares de Oliveira, mestre em Direito Canônico. A Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no Eustáquio Gomes, acolheu os catequistas para o momento presencial.

O objetivo da capacitação foi auxiliar os catequistas que tinham dúvidas sobre o que diz o Código de Direito Canônico sobre os sacramentos de iniciação a vida cristã. Participaram 58 catequistas, tendo a presença também de outras três foranias. No total, 16 paróquias estiveram representadas.

A capacitação, que contou com o apoio da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética, foi dividida em cinco partes. No dia 19 à noite foi na modalidade online com a introdução e o tema “missão de santificar”. Já no dia 20 na modalidade presencial foram apresentados os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Além disso, padre Sérgio Ricardo abordou a temática “Conversão e Veneração da Sagrada Eucaristia”.

Durante os dois dias de capacitação, os catequistas tiraram dúvidas, trocaram experiências e relataram as realidades locais. O catequista André, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora reconhece que o momento foi prazeroso para aprofundar na temática e melhorar a missão: “Foi muito importante, porque a gente aprendeu coisa nova. Precisamos dominar o mínimo possível desse tema para repassar aos catequizandos como a Igreja nos ensina”.

A catequista Grece Kelly é da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Serraria, também destacou a importância da formação. “Foi muito bom para o meu crescimento espiritual e para passar também para os catequizandos e catecúmenos. É sempre importante se aprofundar até porque os catequistas são responsáveis pelos primeiros passos dos operários dessa messe tão grande e na missão que Nosso Senhor nos designa”, partilhou Gleyce.

Padre Sérgio Ricardo reforça a necessidade dos catequistas estarem preparados para a formação dos fiéis: “Ver esses sacramentos a partir da missão canônica é sempre a oportunidade de ver os fundamentos da nossa prática também pastoral, quando nós vamos detalhadamente estudando os cânones que por meio deles a Igreja legisla. No tocante a esses sacramentos, vamos aprendendo a razão de ser motivação e bem como aplicar essas normativas”.

Ao final da capacitação, foram realizados sorteios e todos os catequistas receberam um certificado de participação.

O padre Marcos Alves, pároco, esteve presente também na formação e ressaltou que é uma grande alegria ver encontros como esse de aprendizado e aperfeiçoamento com aqueles que tem a missão de evangelizar e formar futuros evangelizadores através da catequese.