Formação e implantação ampliam a Pastoral da Comunicação nas Paróquias da Arquidiocese de Maceió

Maria Cícera/Pascom Arquidiocesana

Na manhã do sábado, 08, a futura paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jundiá, foi o local escolhido para acolher agentes da Comissão Arquidiocesana e Pascoms paroquiais para o Encontrão da PASCOM na Área Noroeste.

Na acolhida e oração inicial, o diácono transitório, e atual responsável pela futura paróquia, José Aparecido, destacou a importância e a necessidade dessa formação para as Pascoms das Paróquias da Área. “Uma necessidade dos agentes paroquias está sendo atendida com este encontrão. A Pascom tem um trabalho importante na ação evangelizadora da Igreja, pois torna visível, dentro e fora da Paróquia, as ações do padre, de uma Paróquia e de seus paroquianos”, frisou o diác. Aparecido.

Seguindo o modelo já visto em outras formações, os agentes da Comissão Arquidiocesana ouviram a partilha de cada coordenador(a) presente, neste momento os agentes partilham seus avanços e dificuldades; apresentação da Pastoral da Comunicação e do Diretório de Comunicação; apresentação das diretrizes, criadas por Dom Antônio Muniz, para a PASCOM na Arquidiocese e uma orientação sobre fotografia.

Há 04 anos, o jovem Altair Antônio desempenhava a função de articulador da Pascom na Área Noroeste. Deixando a função para se dedicar as atividades da Pastoral em sua atual paróquia, em Colônia Leopoldina, Altair apresentou a todos o que se construiu e o que se deixou de fazer para uma melhor articulação e ação evangelizadora. E destacou ainda seu crescimento espiritual com esta experiência.

Alícia Sandes (esquerda), articuladora da Pascom Área Noroeste (Foto: Wanderlan Velozo/Pascom Arquidiocesana)

“Servir nesses quatro anos como articulador de área foi uma experiência especial, até antes disso eu me voltava aos trabalhos de minha comunidade e pouco me inteirava sobre as paróquias vizinhas. Ser articulador me trouxe esse senso de unidade que todas as Paróquias. Pois são a mesma Igreja de Cristo, nesse serviço fiz vários amigos e fui aprendendo com eles o que é a Pastoral da Comunicação. Foram muitos desafios, mas ainda assim o resultado é positivo, estamos quase todos passando por uma reestruturação e temos fé que precisamos servir cada vez melhor para assim anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, reflete Altair.

Na votação cada Paróquia indicou um represente para a função e a mais votada foi Alícia Sandes, Pascom na Paróquia São Benedito em Flexeiras. O articulador faz parte da ‘equipe de apoio’ na Rede de Comunicadores Arquidiocesana, podendo ficar 02 anos na função e ser reeleito somente uma vez. A atual articuladora salientou que mesmo sendo desafiador assumiria a responsabilidade com alegria.

“Estou muito feliz com este chamado que Deus me fez. Uma oportunidade de sair da comodidade da atividade que já desempenho no território paroquial e ir para águas mais profundas, ajudar aos meus amigos de Área nesse projeto de evangelização, através da Pastoral da comunicação, e ainda mais ser a voz da Comissão Arquidiocesana nessa parte da Arquidiocese de Maceió”, frisou Alícia.

O Encontrão aconteceu no salão paroquial, das 9h às 13h, e contou com a participação de agentes das Paróquias Nossa Senhora do Carmo, em Colônia Leopoldina; São Benedito, em Flexeiras; Nossa Senhora da Conceição, em Jundiá, e São José, em Joaquim Gomes.

Encontrão da Pascom na Área Noroeste (Foto: Wanderlan Velozo/Pascom Arquidiocesana)

Pascom São Vicente

Nem o domingo chuvoso, 09, tirou a disposição dos agentes da Paróquia São Vicente de Paulo. Cerca 10 agentes participaram da Formação para implantação da Pascom, no Graciliano Ramos, em Maceió.

“Côn. Aluizio Roberto, nosso pároco, sentiu a necessidade da Pastoral da Comunicação desde a participação dele na I Semana de Comunicação Social realizada pela Comissão Arquidiocesana em maio. E desde então ele passou a convidar jovens e adultos para desempenharem este importante serviço à Igreja”, salientou Thiago Henrique, agente da Pascom.

Os comunicadores, formados em Comunicação Social ou não, puderam ampliar seus conhecimentos na área pastoral. A coordenadora arquidiocesana da Pascom, Maria Cícera, enfatizou a importância de uma equipe comprometida com o serviço e alicerçada na espiritualidade.

“A festa de nosso Padroeiro se aproxima e nosso pároco manifestou o desejo de termos a Pascom aqui. Mas deixou claro que deveríamos começarmos do jeito certo, com formação, implantação, pela equipe arquidiocesana, e depois planejarmos nossas ações e uso dos meios para assim, fazer a comunicação chegar a todos e de diversas formas”, partilhou o Hamilton Jr, coordenador da Pascom na Paróquia.