Suzana Lima – Pascom Arquidiocesana
A Paróquia São José Operário celebrou neste ano de 2022, seus 75 anos de Criação Canônica no mês de maio, em comemoração neste último domingo (25) do mês de setembro, que é o mês da Bíblia, foi realizada a Gincana Bíblica proposta pelo padre Marivaldo da Conceição, administrador paroquial. A gincana aconteceu na frente da Igreja Matriz no bairro de Fernão Velho.
O padre na intenção de envolver a todos os membros de movimentos, pastorais e serviços de toda Paróquia e trazer toda a comunidade não só para aprender um pouco mais sobre a Palavra de Deus, além de ser mais uma forma também de se confraternizarem. Todos os anos era realizada a Caminhada da Bíblia e o padre lançou o desafio de substituir pela gincana e toda comunidade paroquial abraçou com muito amor e dedicação.
Os membros foram divididos em duas equipes, amarelo e azul, onde foram delegados responsáveis para conduzir todo o trabalho de estudo bíblico e as peças teatrais que foram encenadas. Os grupos tiveram cerca de dois meses para se preparar para a gincana e durante esse período eles se reuniam para ensaios, estudos bíblicos, quiz e seguindo as orientações que foram passadas pelo sacerdote das passagens bíblicas para as encenações e os livros que seriam usados durante a gincana. “Em comemoração pelos 75 anos de nossa Paróquia, o padre teve a excelente ideia da gente fazer uma gincana, então a gente mobilizou todas as 5 comunidades para os catequistas trabalharem junto com as crianças, jovens e adultos de todos os movimentos da nossa Paróquia, fazendo estudo bíblico e buscando motivar os jovens, as crianças e seus pais para participarem junto com toda a comunidade paroquial, esse era o nosso propósito” disse Patrícia Rocha, catequista da Comunidade Divina Pastora.
A gincana teve início com a oração do Terço da Misericórdia, seguido das palavras do padre Marivaldo, apresentação do corpo de jurados e o apresentador Junior Amaranto. A primeira atividade foi a representação: “A cura do cego Bartimeu – (Mt 20, 29-34; Lc 18, 35-43)”, e a equipe azul foi quem iniciou, em seguida a equipe amarela realizou sua apresentação. No segundo momento foi a etapa de perguntas que através de sorteio os participantes tinham que responder, passar ou pagar uma prenda, caso errassem. Em um total de 50 perguntas que movimentaram as equipes e trouxeram muito aprendizado para os participantes e para os expectadores. A última parte foi a atuação de: “A cura da hemorroíssa – (Mt 9, 20-22; Mc 5, 24-34; Lc 8, 43-48)”. “Padre Marivaldo tocado por Deus, fez com que fosse realizado esse evento pelo aniversário de 75 anos de Nossa Paróquia. Então como já faço muitas peças aqui, na primeira reunião, ele falou com meu esposo e eu para ficar responsável pelas peças do cego Bartimeu e da mulher do fluxo de sangue e eu ofereci para outra comunidade para não ficar tudo centralizado, pois gosto de trabalhar partilhado, gosto de trabalhar com união. Eu fiquei com a mulher do fluxo por ser muito trabalho e muitos não queria aceitar por ter vergonha, achar muito bonito, mas não tem coragem. Então eu decidi fazer como Deus quiser e na realidade a gente fez com esforço tudo foi dado por Deus com amor e união a gente faz do que faz”, falou dona Josefa da Silva, ministra da Eucaristia.
“Eu dividi a Paróquia em dois grupo o amarelo, Equipe São José e o azul Equipe Nossa Senhora e os participantes foram: desde as crianças de 06 anos da catequese até os grupos mais antigos que foram Legião de Maria e o Apostolado da Oração e todo mundo se empenhou no espirito de criança de preparar como vocês puderam ver, um espirito de comunhão, corresponsabilidade e todos com simplicidade um coração de criança que realizamos essa primeira gincana bíblica e ficamos muito contentes com a resposta que a Paróquia deu. Pensamos agora em fazer a cada ano sempre no mês da Bíblia, para estudar mais a Bíblia, porque agora surgiu antes da gincana a solicitação de realizar o estudo bíblico nas comunidades e na Paróquia, foi o resultado positivo da gincana bíblica, não somente esperar a segunda gincana bíblica”, afirmou padre Marivaldo.