Gratidão e devoção marcam a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Paróquia no Inocoop em Maceió

Por Lieneide Raimundo | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Suzana Lima)

Foram nove noites de preparação até chegar no dia 12 de outubro, quando a Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Por ser a primeira Paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Maceió, muitos fiéis, paroquianos e devotos vindos de outros bairros, se deslocaram até o Conj. Inocoop, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, para render graças a Deus pela intercessão da Mãe Aparecida.

O tema central da festa, “Maria passa à frente”, norteou toda a programação para o novenário e dia solene, reunindo as lideranças, movimentos e pastorais desde a preparação até o encerramento, para a recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, louvores e pregações.

À tarde, Antonieta Sales, Missionária da Canção Nova, falou sobre o papel de Maria nas bodas de Caná.  “Foi importante a atenção que Maria dedicou àquele casal que celebrava o casamento quando ela disse a Jesus que não tinha mais vinho, ali Ele realizou o primeiro milagre, pois, o milagre vem depois da palavra, é necessário estar atentos à palavra de Deus, é necessário obedecer a Deus”.

Para o diácono Paulo Gomes a festa do padroeiro ou padroeira de uma paróquia é um grande retiro espiritual, “a gente entra, abre o coração, escancara, na verdade, o coração para que haja a conversão.”

A paroquiana Jeane Almeida falou de sua devoção a Nossa Senhora Aparecida que foi crescendo ao longo da sua vida: “Minha devoção cresce, assim como a grandeza do amor de Maria e o amor de Deus porque nunca muda e nunca diminui, cada vez mais aumenta”.

A Santa Missa, 17h, foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, e concelebrada por padre Rodrigo Rios, administrador paroquial, padre Raul Filho, monsenhor Delfino Neto e assistência do diácono Paulo Gomes.

Em sua homilia, o Arcebispo destacou a grandeza da festa em honra à Nossa Senhora Aparecida, não somente por ser padroeira do Conj. Inocoop, mas a Padroeira do Brasil. Fez um paralelo entre o tempo em que se passaram fatos narrados nas leituras da missa e os tempos atuais, quando crianças desde pequenas sofrem pela falta de medicação, saúde, alimentação, educação, etc.

Na ocasião o Coral Nossa Senhora Aparecida celebrou os seus 25 anos de criação desde que a Paróquia era comunidade. Após a Celebração Eucarística os devotos e devotas saíram às ruas, com a imagem da Padroeira, do conjunto expressando assim seu testemunho público de devoção e fé. E para encerrar a programação de todo o dia, ao retornar da procissão os fiéis puderam participar de um Evangelizashow conduzidos por Herdeiros da Graça e Igor Félix.