Há 150 anos São Luís do Quitunde celebra sua padroeira

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra a chegada da Imagem de sua padroeira doada pela Paróquia Nossa Senhora do Ó, em Ipioca

Hugo Jordan / Pascom São Luis do Quitunde

Pascom São Luís do Quitunde

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebrou solenemente no dia 02 de fevereiro, sua padroeira a Imaculada Conceição. Este ano, de forma particular celebrou os 150 anos da chegada da imagem, que fora doada pela antiga Freguesia de Nossa Senhora do Ó, em Ipioca. A paróquia tem a particularidade de celebrar a Imaculada Conceição em 02 de fevereiro, pois, por tradição de 150 anos a padroeira é celebrada no dia de sua chegada.
As comemorações iniciaram com a peregrinação realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, onde os fiéis quitundenses saíram em caminhada da Igreja de Nossa Senhora do Ó em Ipioca para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em São Luís do Quitunde. Ocorreu também as peregrinações aos bairros e fazendas pertencentes a paróquia.

Na tarde do dia 22 de janeiro na Fazenda Roncador Flor do Vale, os fiéis reunidos se prepararam para a tradicional Procissão do Mastro, onde amarram no mesmo, suas fitas com pedidos, preces e agradecimentos.

No dia 23, com a procissão e hasteamento da bandeira deu-se início oficialmente a Festa da padroeira 2022.

A programação contou com as caminhadas marianas, Santo Terço, Novena da Imaculada Conceição, Santa Missa, festa externa, bem como visitas da imagem aos órgãos públicos e empresas do município.

O dia solene, 02 de fevereiro, iniciou-se com a Alvorada Festiva às 05h, seguida da caminhada mariana e a Ofício da Imaculada Conceição. Às 10h a Missa Solene foi presidida por Dom Genival Saraiva, Bispo Emérito de Palmares, concelebrada pelo Pe. Jailson Santos, Pe. Ronaldo, Pe. Alex e Pe. Renildo. Após a tradicional descida da Imagem do altar mor, os fiéis com o bispo seguiram em direção ao Porto das Barcaças, local onde chegou a imagem da padroeira há 150 anos, lá aconteceu a inauguração da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, reforma do cruzeiro e descerramento da placa comemorativa do Sesquicentenário.

No fim da tarde, Pe. Alex Sandro, filho de São Luís do Quitunde, presidiu a Santa Missa festiva, que antecedeu a Procissão. Logo após a Missa a multidão já aguardava a saída da procissão que solenemente percorreu as principais ruas de São Luís do Quitunde, onde toda a população parou para celebrar e homenagear a sua padroeira.

No dia seguinte, o Cônego Claudinier (Pe, Zezinho) presidiu a Missa da Gratidão e Elevação da Imagem, onde nos trouxe a reflexão sobre o olhar de Maria sob nós. Ao fim da Missa a imagem da padroeira passou pela nave central da Igreja e retornou ao altar mor conduzida pelos homens de nossa comunidade.

A festa que ainda não encerrou, terá seu fim dia 20 de fevereiro com o tradicional Leilão da Padroeira e a descida da bandeira e do mastro.

#150AnosDaImaculada
#150AnosSobOOlharDaMãe
#ImaculadaConceiçãoSLQ