“Hoje construímos um belo mosaico da unidade em nossa Arquidiocese”, diz o arcebispo na abertura de Pentecostes 2024

Marcos Filipe – Jornalista

A chuva que caiu durante toda a madrugada e manhã deste domingo (19) na região metropolitana de Maceió, não impediu que as pessoas comparecessem ao Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, para a 41° Edição do Encontro de Pentecostes.

Os peregrinos foram acolhidos com a oração do terço mariano e a entrada das bandeiras dos movimentos e pastorais; e com o coração cheio de alegria, o povo recebeu a imagem da padroeira da Igreja particular, Nossa Senhora dos Prazeres.

O arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis, OFM., brincou sobre o tempo na capital alagoana. “Confesso que pensei que teria poucas pessoas devido à chuva, mas fiquei admirado com a quantidade”.

“É um sinal de que queremos chuvas de bênçãos, junto com Santa Terezinha que estará aqui conosco, e fará chover rosas do céu”, fazendo referência sobre as relíquias da santa que estarão no horário da tarde no encontro.

Dom Beto comparou a imagem do ginásio lotado com um vitral de uma igreja. “Assim, vamos construindo um belo mosaico, uma arte que expressa a unidade da arquidiocese”.

Nando Alencar, da comunidade aliança Rosa Mística, pregou no horário da manhã, com o tema: “E com eles estava Maria” (At. 1,14).

“Maria estava no meio deles e teve papel primordial. Ela ensina as fases da oração como a perseverança; o apoio mútuo, onde rezamos uns pelos outros; e abrir o coração para receber a graça”.

Ele ressaltou três verbos nas atitudes de Nossa Senhora: “Ela persevera, ela louva e ela luta”.

A programação da manhã terminou com a presença de Jesus Eucarístico no meio do povo. Benedita Santana, da paróquia Nossa Senhora das Dores, no Jacintinho, estava entre os presentes e relatou a sua emoção.

“Ano passado eu não estava aqui, mas desta vez, fiz questão de estar aqui presente. Vim com a minha comunidade para passar o dia inteiro. Está aqui é presenciar a graça de Deus no meio de nós”.