Por João Victor
Colaboração de: Luciana Padilha (Pascom Maceió) e Paulo (Pascom Sta Luzia)
A Cidade de Santa Luzia do Norte parou mais uma vez, para fazer uma grande trilha. A trilha que já acontece há alguns anos, e é realizada normalmente duas vezes ao ano, é conhecida como “Trilha da Luz”, mas este ano em alusão ao Centenário se tornou a Trilha do Centenário e o convite foi estendido a toda a arquidiocese.
Cerca de 05 ônibus de diversos munícipios circunvizinhos e cidades mais distantes, pela organização do evento foram contabilizados cerca de 333 pessoas, que com muita alegria, devoção e resistência conseguiram andar 8 horas e meia para conseguir efetuar mais ou menos 14km de trilha.
No meio da trilha houve muitos desafios, Padre Luciano Soares, administrador da Paróquia Santa Luzia de Siracusa, informou que é tradição da Cidade despertar cedo em meio à bombas no dia da trilha. O sacerdote percebeu ao fazer diversas propostas de caminhada, que a comunidade tem o hábito de longas caminhadas, e como ele sempre foi adepto as atividades ao ar livre, abraçou mais ainda a causa e lançou diversos desafios.
Idosos, crianças, adultos e, principalmente, a juventude estavam com muita disposição para fazer a trilha, além de equipes de auxiliares e organização, em direção a mata, situada nas imediações da Paróquia de Santa Luzia de Siracusa. Em alguns paroquianos, dava para perceber o ânimo e o prazer de estar participando de mais uma trilha organizada pela paróquia.
O percurso foi passando por lama, riachos, nascentes, ladeiras inclinadas e declinadas. O cansaço, dificilmente era visível, a animação da juventude cantando e por alguns minutos correndo, levantava o astral de quem estava trilhando e a animação foi até o fim, concluindo com um banho no rio e um retorno com algumas subidas, até retornar ao centro da Cidade.
Além do Padre Luciano, participaram ainda da trilha, Padre José Daniel, da Paróquia Nossa Senhora dos Homens (Coqueiro Seco); e Frei Francinaldo, da Paróquia São Pedro Pescador (Francês.)