A ordem de serviço foi assinada pelo IPHAN Nacional, Alagoas e Trieg Engenharia no último dia 10 de novembro.
Por Rafaela Santos da Silva | Pascom Coqueiro Seco
O Zelo por tua casa me consome (Sl 69,10).
Na Quase Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, na cidade de Coqueiro Seco, Área Pastoral Munguaba da Arquidiocese de Maceió, foi realizado, no dia 10 de novembro, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a última etapa do restauro da futura Igreja Matriz. E contou com a presença de representantes do IPHAN Nacional e Alagoas, Trieg Engenharia e autoridades do munícipio,
(Fotos: Pascom Coqueiro Seco)
O evento marcou o quinquagésimo oitavo aniversário de emancipação política da cidade, como destacou o administrador paroquial, padre José Daniel: “Ao celebrarmos este marco histórico do processo de restauro, celebramos a esperança de um povo aguerrido que anseia ver o templo dedicado a Mãe dos Homens em seu esplendor”.
A ordem de serviço autoriza a próxima etapa do restauro da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e foi assinada pelos representantes do IPHAN Nacional, Rafael Ralac; o superintendente do IPHAN Alagoas, Sandro Gama; e o representante da TRIEG Engenharia, Flávio Andrade.
O Superintendente do IPHAN Alagoas, Sandro Gama, frisou o empenho e importante parceria da Igreja e Governo para que a obra de restauro, que acontecem desde 2018, chegasse a etapa final.
“No restauro desta singular obra barroca compreendemos que o ato de restaurar possui duplo sentido. Um deles é aquele que diz respeito ao esmero em revelar a riqueza de detalhes deste templo em seu conjunto arquitetônico material e patrimônio imaterial”, disse Sandro Gama em seu discurso aos presentes e à Comunidade paroquial.
“Há se estas paredes pudessem falar, de certo elas diriam aquilo que o mais profundo sentido do ato de restaurar pode significar: a luta de um povo que deseja viver o que nos diz a Sagrada Escritura: ‘A alegria do Senhor é a vossa fortaleza!’ (Ne 8,10c)”, enfatizou o padre José Daniel.
Padre José Daniel, em seu agradecimento, recordou o trabalho dos profissionais do IPHAN que tem a missão de manter vivo e conservado o patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da nação varonil.
“Por fim, agradecemos a Deus por tantas maravilhas que Ele tem feito em nosso favor. Como também, aos homens e mulheres que, direta ou indiretamente, veem se empenhando para que logo possamos lançar nosso grito de vitória: viva a Jesus Cristo! Viva a Mãe dos Homens! Viva ao Povo de Deus!”, concluiu o sacerdote.
A cerimônia contou com apresentações culturais da cidade e a presença do Diácono André Soares.