O Retiro é realizado, diurno, no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no Bairro Mangabeiras, e é aberto ao público
Por Maria Cícera | Pascom Arquidiocesana
“Pão em todas as mesas” foi o tema escolhido pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió para todos os retiros de Carnaval deste ano. Já o lema escolhido foi “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24,15) será interiorizado em todo o Retiro Arquidiocesano.
A Abertura, no dia 22, aconteceu após a Santa Missa presidida por Padre José Aloisio; e Diácono transitório, Luiz Antônio Nascimento, acolheu os participantes e frisou que a dinâmica do retiro é realmente retirar-se e com uma programação que leve o fiel a oração e ao silêncio. “O Retiro inicia às 8h e encerra às 18h, para que todos voltem em segurança para sua casas. O Santuário acolhe a todos com alegria e permite que, no silêncio, Deus fale em nós”.
O Frei Carmelita, Rogério Severino Lima, de Goiana em Pernambuco, fez a primeira pregação do Retiro e salientou que a proposta principal do retirar-se era reconstruir a si mesmo, para assim edificar ainda mais a família através da Palavra e da Eucaristia.
“Dentro da pedagogia do retiro vamos ter a experiência da reconciliação, pois a primeira atitude de um retiro é a de conversão. E eu, como orientador, sou o primeiro a buscar esta conversão”, destacou Frei Rogério. E concluiu sua pregação dizendo: “O Senhor quer fazer estrada conosco”.
Além do Frei, vieram 03 jovens frades: Roberto, Alan e Lázaro, que irão conduzir a Liturgia das Horas e momentos de relaxamento, purificação durante os dias que seguem.
Seguindo a programação foi realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento, de 17h às 21h, e o movimento Mães que oram deu continuidade ficando em vigília até o outro dia.
O Retiro Arquidiocesano de Carnaval, idealizado por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Cam., acontece pelo segundo ano consecutivo no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras; o metropolita destaca que a escolha do local se dá pelo fato do espaço ser propício para esta proposta de retiro mais silencioso, com momentos orantes, Leccio Divina e Palestras que façam os participantes interiorizaram a Palavra de Deus.
“Convidei o Frei Rogério, da Ordem Carmelita assim como eu, para assessorar este retiro e conduzir os participantes a uma reflexão sobre a Igreja doméstica, a Família, que tem uma participação essencial na construção do Reino de Deus. Também haverá padres da Arquidiocese, teólogos e biblista, que discorrerão o tema central: Pão em todas as mesas e o lema”.
O Retiro vai até terça-feira, 25 de fevereiro, e será encerrado com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo, a celebração reunirá os participantes dos demais retiros que acontecem na Capital alagoana.