Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, os fiéis de Passo de Camaragibe receberam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora dos Prazeres, em preparação para o Centenário da Arquidiocese de Maceió.
A visita teve início com a cerimônia de acolhida, no final da tarde do domingo (17), numa das praças de entrada da cidade, com um louvor e a recitação do Santo Terço, conduzidos pelos jovens da paróquia. Logo após, o administrador paroquial, Pe. Luiz Antônio Guimarães, exortou os presentes sobre a importância da visita da Virgem dos Prazeres na Paróquia. Dada a motivação, o povo do Passo aguardava a carreata, procedente da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, de São Miguel dos Milagres.
Ao chegar em Passo, a imagem foi calorosamente acolhida com seu hino. Em procissão, os fiéis acompanharam a Padroeira pela rua principal da cidade até chegar à Igreja Matriz, onde aconteceu a Missa de Acolhida na Praça Nossa Senhora da Conceição, que ficou lotada pelos devotos. Durante a homilia, Pe. Luiz fez uma comparação das alegrias de Nossa Senhora com as Bem-aventuranças, dizendo: “Nossa Senhora foi tão fiel à vontade de Deus que por isso foi bem-aventurada. Ela é um exemplo autêntico de quem soube viver as bem-aventuranças, daí ser a Mãe dos Prazeres, isto é, a Mãe das Alegrias”.
No final da Missa, os fiéis rezaram a oração do centenário e, enquanto se cantava o hino do centenário, os missionários de São Miguel repassavam as 50 capelinhas para os missionários do Passo.
Ao longo dos dias, aconteceu uma extensa programação, que contou com Missa da Família, Missa da Juventude, Exposição do Centenário, Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, visita ao hospital, fórum e prefeitura da cidade e, principalmente, a visita às famílias, tanto na cidade, quanto nas comunidades canavieiras e praieiras.
Os paroquianos do Passo deram um lindo testemunho de amor e fé à Padroeira da Arquidiocese, é o que partilha o administrador paroquial. “O que me chamou mais atenção ao longo da visita foi ver os paroquianos engajados na missão porta a porta, levando a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, para rezarem com as famílias. Priorizamos os que vivem longe da prática da fé e os enfermos. Foi lindo ver a adesão e a reciprocidade do povo nas visitas; além do mais, foi uma ocasião forte de propagar a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres. As pessoas ficaram tão maravilhadas que até aprenderam e cantaram alegremente o hino da Padroeira”, destacou Pe. Luiz Antônio.
Jucedir Mendonça, coordenadora da Legião de Maria na paróquia, partilhou sua alegria com essa visita. “Nossa paróquia viveu momentos de grande alegria espiritual com a visita de Nossa Senhora dos Prazeres. Aprendemos mais sobre sua devoção, inclusive sobre as sete alegrias da Virgem Maria e fomos contagiados pela missão porta a porta”.
A visita foi encerrada na tarde da quarta-feira (20), com a Missa em honra a Nossa Senhora dos Prazeres, contando com a bênção da imagem réplica que ficou na paróquia. Em seguida, os fiéis levaram a imagem numa bela carreata até a cidade de Matriz de Camaragibe.
atéria e fotos: Pascom Passo