CNBB
Em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional 2020 (CEN2020), a Comissão Regional dos Diáconos (CRD) da CNBB NE2 realiza, a partir desta sexta-feira (14), a Assembleia Formativa de Diáconos, Aspirantes e Esposas. Os participantes do encontro irão refletir sobre o tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles. (At 2,46)”.
A assembleia, que contará com a presença do presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), o diácono Francisco Salvador Pontes, deve reunir cerca de 100 pessoas das 18 dioceses do Regional que contam com o diaconato, no Convento Ipuarana, localizado em Lagoa Seca (PB). Esse será o maior público entre as mais de 20 edições do encontro.
“A cada ano vem aumentando a participação dos diáconos, aspirantes e esposas em nossa assembleia regional. Por isso, somos gratos a Deus, pois significa que os membros do diaconato estão percebendo cada vez mais que é necessário esse momento formativo”, afirma o presidente da CRD-NE2, o diácono Otacílio Vieira.
De acordo com a programação que se estende até o domingo (16), os participantes, com a assessoria do diácono Sérgio Douets, aprofundarão o tema e o lema do evento em três painéis e sete grupos de estudos. Eles também terão momentos de espiritualidade com a oração da Liturgia das Horas e Celebrações Eucarísticas.
“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da Eucaristia, fortalecendo a nossa espiritualidade em consonância total com o Congresso Eucarístico Nacional que vamos receber em novembro deste ano, mas que já estamos vivenciando”, diz o diácono Otacílio.
Nesta edição da assembleia também haverá a apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019-2023, e debates sobre os impactos do projeto de construção de um complexo de energia nuclear no sertão de Pernambuco e os desdobramentos do Sínodo para a Amazônia.
“As diretrizes estão sendo amplamente estudadas nas comunidades em nossas dioceses, é importante que nossa assembleia também esteja nessa sintonia. O mesmo ocorre com o Sínodo sobre a Amazônia, que apesar do bioma estar distante geograficamente, ele é de todos os brasileiros e a Igreja nos convida a cuidar e zelar por ele”, explica o presidente da CRD-NE2.