O encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá contou com uma linda celebração e o anúncio da próxima edição que Lisboa, Portugal. O nome foi anunciado pelo presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, neste domingo (27).
Em sua saudação ao final da Santa Missa, o Papa Francisco afirmou: “Já foi anunciado o local da próxima Jornada Mundial da Juventude. Peço-vos para não deixar resfriar o que vivestes nestes dias. Regressai às vossas paróquias e comunidades, às vossas famílias e aos vossos amigos, e transmiti esta experiência, para que outros possam vibrar com a força e o sonho que tendes em vós. Com Maria, continuai a dizer sim ao sonho que Deus”.
Durante sua passagem pelo país latino, o Sumo Pontífice lembrou dos perigos das novas tecnologias, mas desafiou os jovens a não terem medo de usar os meios digitais para a mensagem do Evangelho.
“Acabamos de ver este belo espetáculo sobre a Árvore da Vida, que mostra como a vida que Jesus nos dá é uma história de amor, uma história de vida que quer misturar-se com a nossa e criar raízes na terra de cada um. Essa vida não é uma salvação suspensa «na nuvem» – no disco virtual – à espera de ser descarregada, nem uma nova «aplicação» para descobrir ou um exercício mental fruto de técnicas de crescimento pessoal. Nem sequer um «tutorial» com o qual apreender as últimas novidades. A salvação, que o Senhor nos dá, é um convite para participar numa história de amor, que está entrelaçada com as nossas histórias”, no discurso da Vigília.
Chamou Maria, da “influencer” de Deus, termo usado para personalidades que possuem milhares de seguidores nas redes sociais.
“Com poucas palavras, soube dizer «sim», confiando no amor e nas promessas de Deus, única força capaz de fazer novas todas as coisas. E todos nós hoje tem algo a fazer novo dentro de nós, hoje temos que deixar que Deus renove algo em meu coração. Pensemos um pouco: O que quero que Deus renove em meu coração?”, falou sobre ela.
Na homilia da missa que encerrou a JMJ, o Papa lembrou da troca de experiência entre as gerações e a união que o mundo precisa ter.
“A riqueza da escuta entre gerações, a riqueza do intercâmbio e o valor de reconhecer que precisamos uns dos outros, que devemos esforçar-nos por promover canais e espaços onde nos comprometamos a sonhar e construir o amanhã, já hoje. Não isoladamente, mas unidos, criando um espaço em comum: um espaço que não nos é oferecido de prenda, nem o ganhamos na loteria, mas um espaço pelo qual deveis lutar vós também. Vocês, jovens, devem lutar pelo seu espaço hoje, porque a vida é hoje, ninguém pode lhe prometer um dia de amanhã. Jogue você hoje, seu espaço é hoje, como está respondendo a isso?”.
Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
*Com agências internacionais