Jovens da Arquidiocese de Maceió participam do I Congresso Nacional da Juventude Missionária

Seis jovens da Arquidiocese de Maceió estiveram, no último dia 13 de janeiro, na cidade Planaltina (DF) para viver o I Congresso Nacional e V Missão sem fronteiras da Juventude Missionária. Os jovens puderam refletir o chamado do Papa Francisco para uma igreja em saída, avaliar e celebrar os 15 anos da JM no Brasil.

“A nossa missão começou no dia seguinte a missa de envio, quando colocamos o pé na estrada”, foram quase trinta horas de viagem, dentro de uma Van. Cantamos, brincamos, comemos e, as novas amizades começaram a surgir ainda no caminho”, disse Virginia Pereira.

O congresso contou com palestras, oficinas e rodas de conversa, alertando que a juventude ser ousada e, incomodada, para poder lutar contra a desigualdade, violência. “E é exatamente por isso, que precisamos manter nossas raízes e, jamais esquecer do nosso compromisso quanto batizados. É necessário que tamanhos fé e perseverança, para permanecer firme na caminhada”.

E completou: “A mensagem que queremos deixar para todos os jovens e, a todos os cristãos, é que toda a igreja é missionária. Todo ser humano cristão carrega em si a igreja viva. Sejamos jovens o rosto de Jesus Cristo que escuta e se coloca no lugar do outro. Compreendamos que possuímos vez e voz na igreja e na sociedade. Somos chamados a ser jovem missionário em todos os lugares, mas principalmente onde falta a palavra de Cristo”.