Juventude católica reflete sobre fé e vocação no DNJ

A Arquidiocese de Maceió, por meio do Setor Juventude, está realizando neste domingo (30), no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, o Dia Nacional da Juventude (DMJ), evento que reúne jovens ligados aos diversos movimentos da Igreja Católica. O evento acontece em todo o Brasil em datas diferentes.

Em meio aos atrativos do mundo secular, o coordenador do Setor Juventude, Padre Valmir Galdino fez uso das palavras de São João Paulo II para destacar a necessidade de renovação dos meios para evangelizar os jovens.

“Evangelizar é desafiador. Mas, temos que levar ‘Aquele’ que é o sentido de nossa da vida, que é Jesus. São João Paulo II diz que temos que evangelizar com novos métodos e novas expressões. Então, temos que nos servir dos meios de hoje para evangelizar, a exemplo das mídias sociais, ou seja, usando o que mundo nos favorece, transformando às vezes algo que é mundano em cristão”, ressaltou Padre Valmir.

Á frente da organização do DMJ há 5 anos, o secretário do Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió, Cauê Castro, fala sobre a proposta do tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, indicado pelo Sínodo dos Bispos, dedicados aos jovens que vai ser realizado de 3 a 23 de outubro.

“Cada ano trabalhamos um tema diferente que traz novas formas para o jovem crescer; não é apenas um dia de animação, mas para o jovem comungar da Palavra de Deus. Este ano estamos voltados para a parte vocacional, não somente o sacerdócio, mas para as várias vocações no âmbito litúrgico. Somos uma igreja só dentro de sua diversidade de movimentos e o jovem precisa ser motivado a descobrir sua vocação”, destacou Cauê.

Fé com senso crítico

A primeira reflexão nesta manhã coube ao seminarista Leandro Lira, informou que o tema escolhido para o DNJ é fruto de pesquisa realizada pela CNBB com jovens de 12 a 32 anos de todo o Brasil. Com base nos dados levantados, a Igreja optou pela temática como meio de esclarecer dúvidas e motivar o discernimento vocacional.

“Precisamos refletir sobre o posicionamento do jovem frente ao advento da tecnologia, conhecimento sobre puberdade, escolhas, ética e valores, tratando estes temas à luz da fé com senso crítico, que deixa o jovem em saída, buscando nos ensinamentos bíblicos condutas a serem seguidas pela juventude”, explanou Leandro ao indicar que o Brasil possui cerca de 52 milhões de jovens, conforme o IBGE.

Jovens comprometidos com a fé

Representante do Cursilho de Cristandade no Setor Juventude, Caroline Cardoso, acredita que “você pode ser jovem e ser de Cristo. Estar no DNJ é um momento de dar um ‘gás’ em nossa fé”, e Edson Junior, membro há dois anos do EJC da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Bebedouro, disse ter conhecido o verdadeiro sentido da Igreja a partir do movimento jovem ao declarar: “rezo para que não seja uma euforia e sim algo que perdure por muito tempo”. O encontro iniciou com a animação do Ministério Shalom. O evento permanece até o fim da tarde de hoje.

Micheliny Tenório – Pascom Maceió