Arquidiocese de Maceió envia 06 jovens para o I Congresso Nacional JM
Da Redação com informações www.pom.org.br
Desembarcam em Brasília, vindos de todos os cantos do País, jovens que atuam nos grupos da Juventude Missionária (JM), atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O grande objetivo é celebra os 15 anos de existência da JM no Brasil e viver uma experiência missionária juntos às comunidades de Planaltina (DF).
O I Congresso Missionário Nacional e a V Missão Sem Fronteiras vão reunir mais de 200 participantes, entre os dias 15 e 19 de janeiro. Com o tema “Batizados e enviados: as juventudes em missão no mundo”, os eventos buscam fortalecer a identidade da JM, favorecendo a comunhão dos grupos, bem como, o protagonismo juvenil.
Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, fala sobre a história de 15 anos de protagonismo da Juventude Missionária no Brasil. “Quero agradecer essa vivência da JM no Brasil, que vem desencadeando processos de reflexão e formação. Estamos com esse encontro aqui em Planaltina concluindo o percurso definido pelo Plano Trienal (2017-2020). O importante é desencadear processos de formação integral, de acompanhamento às juventudes, de articulação, missão e espiritualidade. O tema deste congresso quer recuperar o Mês Missionário Extraordinário, de outubro de 2019. É uma alegria neste tempo do magistério do Papa Francisco, que convida toda a Igreja a estar em saída, celebrarmos esse congresso e a Missão Sem Fronteiras, nos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária” lembrou Pe. Maurício.
Teve início na tarde desta quarta, 15 de janeiro, o I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária. A programação iniciou às 15h com a acolhida, animação e credenciamento na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF), que contou com a presença da comunidade paroquial local, religiosos e religiosas e os jovens da Juventude Missionária vindos de vários lugares do Brasil.
O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Badacer Neto, reforça que, “o congresso é o ponto de chegada e de partida, pois, conclui e celebra o processo percorrido pelo triênio anterior e projeta, a partir da vivência proporcionado por ele, o próximo triênio”.
A missa de encerramento, que acontece no domingo, 19 de janeiro, às 9h, será presidida por Dom Sérgio da Rocha, bispo da Arquidiocese de Brasília.
Arquidiocese de Maceió
Os jovens que participam do Congresso em nome da Arquidiocese, que viajaram com recursos próprios,, são Liquinha Quintino, Alaiza Júlia, Hugo Gomes, José Marcos Pinheiro, Valdelson Galdino e Virginia Pereira.
No dia 13 de janeiro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Maceió, eles participaram da missa de envio para o I Congresso Nacional em DF e padre Edvaldo Afrânio, pároco, destacou o belo trabalho missionário que os jovens da JM fazem na Arquidiocese de Maceió e falou ainda da alegria de enviar, como Arquidiocese, 06 jovens a um Congresso Nacional.