Juventude Missionária reúne jovens de todo o Brasil no DF para o I Congresso Nacional

Arquidiocese de Maceió envia 06 jovens para o I Congresso Nacional JM

Da Redação com informações www.pom.org.br

(Foto: Reprodução da POM)

Desembarcam em Brasília, vindos de todos os cantos do País, jovens que atuam nos grupos da Juventude Missionária (JM), atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O grande objetivo é celebra os 15 anos de existência da JM no Brasil e viver uma experiência missionária juntos às comunidades de Planaltina (DF).

O I Congresso Missionário Nacional e a V Missão Sem Fronteiras vão reunir mais de 200 participantes, entre os dias 15 e 19 de janeiro. Com o tema “Batizados e enviados: as juventudes em missão no mundo”, os eventos buscam fortalecer a identidade da JM, favorecendo a comunhão dos grupos, bem como, o protagonismo juvenil.

Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, fala sobre a história de 15 anos de protagonismo da Juventude Missionária no Brasil. “Quero agradecer essa vivência da JM no Brasil, que vem desencadeando processos de reflexão e formação. Estamos com esse encontro aqui em Planaltina concluindo o percurso definido pelo Plano Trienal (2017-2020). O importante é desencadear processos de formação integral, de acompanhamento às juventudes, de articulação, missão e espiritualidade. O tema deste congresso quer recuperar o Mês Missionário Extraordinário, de outubro de 2019. É uma alegria neste tempo do magistério do Papa Francisco, que convida toda a Igreja a estar em saída, celebrarmos esse congresso e a Missão Sem Fronteiras, nos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária” lembrou Pe. Maurício.

Teve início na tarde desta quarta, 15 de janeiro, o I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária.  A programação iniciou às 15h com a acolhida, animação e credenciamento na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF), que contou com a presença da comunidade paroquial local, religiosos e religiosas e os jovens da Juventude Missionária vindos de vários lugares do Brasil.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Badacer Neto, reforça que, “o congresso é o ponto de chegada e de partida, pois, conclui e celebra o processo percorrido pelo triênio anterior e projeta, a partir da vivência proporcionado por ele, o próximo triênio”.

A missa de encerramento, que acontece no domingo, 19 de janeiro, às 9h, será presidida por Dom Sérgio da Rocha, bispo da Arquidiocese de Brasília.

Arquidiocese de Maceió

(Foto: Pascom Santa Rita)

Os jovens que participam do Congresso em nome da Arquidiocese, que viajaram com recursos próprios,, são Liquinha Quintino, Alaiza Júlia, Hugo Gomes, José Marcos Pinheiro, Valdelson Galdino e Virginia Pereira.

No dia 13 de janeiro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Maceió, eles participaram da missa de envio para o I Congresso Nacional em DF e padre Edvaldo Afrânio, pároco, destacou o belo trabalho missionário que os jovens da JM fazem na Arquidiocese de Maceió e falou ainda da alegria de enviar, como Arquidiocese, 06 jovens a um Congresso Nacional.