Dom Fernando Panico, Bispo Emérito de Crato/CE, também participou do encontro
Por Maria Cícera / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Na manhã do último sábado, 01 de dezembro, o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras, sediou o primeiro Encontro Estadual dos Fretantes de Romarias para o Juazeiro. Além de fretantes e motoristas, participaram do encontro o bispo emérito do Crato, Dom Fernando Panico, e padre José Aloísio, coordenador da Pastoral dos romeiros na Arquidiocese.
Segundo o padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores, no Juazeiro do Norte-CE, o encontro teve como objetivo principal orientar os fretantes e motoristas de romarias sobre assuntos relacionados à segurança dos romeiros nos transportes, estruturas das Pousadas, responsabilidade dos fretantes e motoristas, e a reflexão sobre os ensinamentos do Padre Cícero Romão.
Após ouvir os fretantes, padre Cícero José enfatizou a importância da vida em comunidade nas Paróquias que vivem: “É bom estar no Juazeiro, mas a experiência vivida na terra do Padre Cícero, deve ser multiplicada, pois, quanto mais se vai para a Juazeiro aumenta-se essa responsabilidade. Quando o padre Cícero escutou de Jesus que ele deveria cuidar do povo pequenino, aquele vilarejo se tornou a grande cidade de hoje”.
Dom Fernando Panico, relembrou a Carta do Papa Francisco de Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, recebida durante o seu episcopado, e pediu aos romeiros que rezem pela causa do “Padrinho” no Vaticano. E enfatizou aos presentes: “O Papa Francisco escreveu uma carta que retoma um longo estudo iniciado na Diocese de Crato e, levado para Roma, sobre a reabilitação do Padre Cícero. Esse processo, por enquanto, tem um sinal verde, pode continuar em estudo no vaticano para se chegar ao desejado. Pedimos a Deus que esses passos, sobre a reconciliação total da Igreja com o Padre Cícero, sejam dados e a tão esperada canonização. Vamos rezar, pois para Deus, nada é impossível”.
Encerrando o encontro, o reitor da Basílica Santuário destacou que a manhã foi proveitosa e informou que, em conversa, pediu ao padre Aloisio e padre Manoel José, coordenador de Pastoral da Arquidiocese, para organizarem a Pastoral das Romarias para que dessa forma todas as romarias do Estado de Alagoas sejam devidamente orientadas e estruturadas. E concluiu fazendo um convite aos romeiros presentes e aos que acompanhavam pela Rádio Imaculada Conceição 92.3 FM que transmitiu todo o evento. “No dia 30 de novembro de 2020 convido vocês para a comemoração dos 150 anos da ordenação do Padre Cícero Romão. Outro momento forte e de encontro acontecerá no dia 13 de setembro de 2019 a grande romaria dos alagoanos, em Juazeiro do Norte, pelo centenário da Arquidiocese de Maceió”, finalizou padre Cícero José.