Mais de 3 mil fiéis participam do Retiro Arquidiocesano de Carnaval

O Retiro Arquidiocesano de Carnaval, entre os dias 2 e 5 de março, no Santuário Virgem dos Pobres, reuniu cerca de 3 mil participantes e mobilizou 100 servos nos trabalhos de organização. O arcebispo metropolitano de Maceió avalia que o objetivo foi alcançado. A programação e a participação de movimentos e Novas Comunidades marcaram mais um evento em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese.

Santuário em Mangabeiras acolheu fiéis durante carnaval (Foto: Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana)

“Vivenciamos nesses quatro dias um espírito de unidade. O retiro tentou costurar todos os movimentos da Igreja, principalmente os que são ligados aos jovens, e tivemos vertentes de várias espiritualidades e carismas presentes na Arquidiocese. Todos trabalharam juntos em um só objetivo, todos em um só coração e uma só alma, como propôs o tema”, pontuou dom Antônio Muniz Fernandes.

O arcebispo também ficou satisfeito com a participação dos fiéis. Paróquias, movimentos, organismos, pastorais e Novas Comunidades estiveram no Retiro. O metropolita também lembrou que o encontro reuniu pessoas simples.

Arcebispo disse que houve unidade durante Retiro (Foto: Wanderlan Velozo/ Pascom Arquidiocesana)

“Foi um momento muito forte, muito espiritual, com adesão muito grande da parte da Igreja, principalmente da parte simples do nosso povo, que é o segredo da Igreja. Não foi um retiro de elite que falou de uma fé fora da realidade. Tudo que foi vivido estava dentro da realidade do nosso povo simples e de fé”, disse dom Antônio.  “Foi uma grande alegria para a Igreja de Deus que está presente em Maceió preparando-se para  o Centenário da Arquidiocese”, lembrou.

Coordenador da Comissão de Infraestrutura do Centenário, padre Tito Regis acompanhou de perto os trabalhos das equipes da organização. Os serviços foram coordenadas pela Renovação Carismática Católica e Fraternidade das Novas Comunidades (Francal). Padre Tito destacou o trabalho de bastidores.

Padre Tito acompanhou trabalhos de equipes.

“Nós tivemos dias surpreendentes com um grande mutirão, oportunidade em que experimentamos a unidade, porque nós estávamos juntos e misturados. As equipes formadas trabalharam em muita harmonia e espírito de comunhão e o resultado superou as nossas expectativas, tanto o público quanto a qualidade de serviços. Nesta marca do amor nada nos faltou: tivemos mesa farta, casa cheia e muita alegria”, disse o sacerdote.

Missa, pregação, louvor, momentos kids, via sacra, procissão e arrastão foram momentos que fizeram parte do Retiro. Os fiéis também contaram com o atendimento para confissões, direcionamento espiritual e o plantão do ambulatório. A adoração ao Santíssimo aconteceu durante 24 horas na capela do Santuário Arquidiocesano.

“Só temos agradecer e bendizer a Deus por experiências e desafios, e depois levantar uma coroa de vitória. Agradecemos a nosso bispo que nos provoca quando nos propõe a fazer coisas inéditas. Maceió nunca tinha visto um evento assim, houve até algumas resistências, mas todos foram rendidos porque deu certo”, finalizou padre Tito.

Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana