Mais de 30 seminaristas da Arquidiocese de Maceió participam de missão evangelizadora em Joaquim Gomes

Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação

 

(Fotos: Cortesia da Pascom Seminário)

A cidade de Joaquim Gomes, no interior de Alagoas, foi palco de uma experiência missionária organizada pelo Conselho Missionário para Seminaristas (Comise). O encontro, que ocorreu entre os dias 14 e 20 de dezembro, reuniu 34 seminaristas do Seminário Maior Arquidiocese de Maceió, além da presença do arcebispo Dom Beto Breis no último dia de missão, na Paróquia São José Operário, administrada atualmente pelo Pe. Cesário Borba.

Além dos seminaristas, a missão contou com a presença de importantes lideranças eclesiásticas, como Monsenhor Delfino Barbosa; o Magnífico Reitor do Seminário, Padre Márcio Nunes; e os Padres Adriano Vieira, Charles, Jonathan e o Vice-Reitor Padre Sérgio.

A missão contou com atividades de evangelização e serviço comunitário. No dia 20 de dezembro, ela foi encerrada com uma caminhada em romaria até a Igreja São José Operário, com a presença do Arcebispo Metropolitano, que celebrou uma missa. Na ocasião, ele agradeceu ao povo de Deus e ao Padre Cesário Borba pela calorosa acolhida aos seminaristas. Destacou ainda a importância do espírito missionário para a igreja e para a formação sacerdotal.

Dom Beto Breis, arcebispo metropolitano, também reforçou o compromisso da Igreja na evangelização, deixando legado de fé e unidade à comunidade de Joaquim Gomes.

O coordenador do Comise, seminarista Elenilton Santos, afirma que a missão realizada em Joaquim Gomes foi um momento de ensinamento, de aprendizado, de partilhar a vida e a fé, de encontrar com Deus. Para ele, o objetivo é ajudar os seminaristas a adquirirem um olhar amplo sobre a Igreja.

“A missão ajuda-os a compreender que não serão ordenados somente para a sua paróquia, mas como um sacerdote para as necessidades da Igreja particular, porção do povo de Deus da Arquidiocese de Maceió. Foram muitas as experiências vivenciadas e com certeza ficarão guardadas no meu coração”, pontuou o coordenador.

Uma das experiências destacadas por ele foi a visita que os seminaristas fizeram à casa de uma senhora enferma, que estava debilitada. Ela mora sozinha e raramente recebe visita de algum parente.

“Ao perguntar para ela como estava, com um sorriso nos olhos ela me disse: ‘Hoje eu estava triste e sem ânimo para nada. Porém, com sua visita, fui visitada por Deus. Deus não me abandonou!’. Depois que essa senhora falou isso pude perceber o quanto a experiência missionária é importante. Deus muito faz nessas pequenas visitas. Para alguns, pode ser sem sentido. Porém, para Deus, é um modo de ação”, pontuou o seminarista Elenilton Santos.

Já a ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e coordenadora da Comunidade Bom Pastor, Jaciele Égida da Silva Oliveira, a experiência da missão no tempo do Advento reforça a esperança aos paroquianos, promovendo fé, amor e luz à comunidade.

“Nossa paróquia teve a honra e o prazer em receber em missão os seminaristas de nossa Arquidiocese de Maceió. Ressaltamos o quanto foi importante esta missão, em que nossa cidade pode ver e receber pessoas diferentes trazendo experiência, fé, amor e a luz de Jesus que há em cada um. Essa missão trouxe esperança aos paroquianos, pois estamos vivendo o tempo do Advento. Podemos assim dizer que uma parte deste povo está preparado para receber Jesus o nosso salvador”, reforçou ela.