No mês abril azul, palestras sobre a conscientização do autismo são feitas em todos os lugares
Por Maria Clara França | Pascom Jaraguá
Na noite da última segunda-feira, dia 17 de abril, na igreja Santuário de Fátima, no bairro Ponta da Terra em Maceió, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Mãe do Povo, ocorreu uma palestra com Cibelly Procópio, membro da Mobilização Alagoas, sobre a conscientização do autismo, que durante todo o mês de abril recebe um destaque maior, no qual chamamos de Abril Azul.
Mobilização Alagoas é movimento não partidário que luta pelos direitos das pessoas com deficiência, doenças raras, câncer e síndromes.
A palestrante Cibelly, mãe do Pedro, relata que o autismo mudou a vida de sua família a partir do momento que ela percebeu a necessidade de buscar informações para poder ajudar o filho. Ela se nomeia ativista e, sobre a importância deste mês, ela diz: “este mês é extremamente importante porque visibiliza a causa autista, embora seja uma causa para se ter visibilidade o ano inteiro. O mês de abril endossa isso”. Cibelly finaliza alertando que somente com conscientização nos tornaremos uma sociedade inclusiva.
A vice-presidente do movimento e mãe do Nathan, Samilly Barbosa, fala sobre a importância do tema da campanha Abril Azul neste ano de 2023: “o tema dessa campanha é ‘Mais Informação, Menos Preconceito’, acreditamos que quanto mais informação a gente levar para a sociedade, mais quebraremos a barreira do preconceito”.
Para Ana França, mãe do Daniel e a ponte entre a Mobilização Alagoas e a paróquia, o autismo ainda é visto como uma espécie de tabu para a sociedade: “a gente precisa mudar esse cenário [de preconceito]. O nosso intuito é levar essa palestra não somente neste mês de abril, mas até o final do ano. Nosso foco também é levá-la para todos os ambientes”.
Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo Instagram: @mobilizacaoalagoas.