Suzana Lima/Pascom Arquidiocesana
A terceira noite do Novenário (20), contou com a presença de Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap., bispo emérito da Diocese de Nazaré da Mata, de Pernambuco, que presidiu a Santa Missa. O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz reforçou sobre doações para o café da manhã com as pessoas em situação de rua e de camisas da padroeira para o coral do Juvenópolis.
Inicialmente, Dom Severino agradeceu a Dom Antônio pelo convite para celebrar na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Na homilia, ele destacou os diferentes significados do dia de hoje na Igreja de Jesus Cristo: mês vocacional, vocação religiosa e vida consagrada celebradas no domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, dogma da Igreja, terceiro ano vocacional e a Festa da Padroeira como um retiro espiritual.
“Esta Igreja particular de Maceió celebra a festa da mais forte vocacionada da Nova Aliança, a festa de sua padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. Maria foi preparada desde a toda eternidade pela própria Trindade, inclusive pelo próprio Filho, para assumir o que o homem tinha realizado e foi a altura do Deus, assumir a reconstrução do homem e da mulher que se tornaram pecadores. Então Maria foi escolhida entre todas as mulheres de todos os tempos para trazer ao mundo a restauração”, citou. “Maria na Igreja é a missionária, a primeira missionária”, acrescentou.
O ministério responsável pela animação foi o Miserere Nobis, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Antares.
A romeira Perolina Lins, da Paróquia Nossa Senhora das Dores no bairro Jacintinho, expressou a emoção de fazer parte desse momento e destacou o acolhimento que sempre recebe de Dom Antônio, “um bispo romeiro que ama o Padre Cícero”.
“Eu sou romeira desde meus 15 anos e ter a noite dos romeiros, desde que Dom Antônio chegou, valorizou os romeiros, deu uma força grande aos romeiros. Isso é muito bom, emocionante, os romeiros ficam felicíssimos. Peço muito a Mãe das Dores e a meu padrinho Ciço e a Nossa Senhora dos Prazeres pela saúde dele”, partilhou Perolina.
Danilo Abreu, coordenador do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), manifestou a honra de poder participar da festa. “Estamos aqui para servir, fazer a felicidade do próximo, tornar essa festa cada vez mais bonita e sempre em comunhão com Dom Antônio. Agradeço o chamado à participação do padre Elison que é pároco da Catedral e assistente eclesiástico do nosso movimento. Então, a sensação é de gratidão ter essa oportunidade sacramental de ser Cristo na vida do próximo”, discorreu o cursilhista.
O coordenador do Movimento Familiar Cristão (MFC), Jam Claudio Silva, expressou o sentimento de fazer parte desse momento: “É uma alegria ímpar, onde a gente pode trazer os membros do movimento para a Igreja Catedral. Nós também iremos servir no dia 26 de agosto na barraca de lanche, assim como foi no ano passado. É um momento de participação, de doação e pra gente é uma alegria imensa”.
A emoção também foi contada pelo coordenador das Equipes de Nossa Senhora, Ivan dos Santos e a esposa Kátia. “É uma emoção muito boa, porque a gente sente que está contribuindo com essa homenagem, essa comemoração a padroeira e a gente se sente honrado em estar participando”, afirmaram.
Ao final da Missa, padre Elison presenteou dom Severino com um livro que conta a história do Centenário da Arquidiocese. Na parte externa aconteceu a apresentação do Movimento Familiar Cristão e a venda de lanches. Além de padre Elison, o vigário da Catedral, padre Adriano Mendes, também concelebrou a Missa.
Doações
Mais cedo, antes do início da Santa Missa, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo de Maceió, acolheu as lideranças da noite e falou da alegria de participar com um depoimento no processo de canonização de Padre Cícero Romão Batista. Dom Antônio mencionou as nomeações dos padres Adriano Mendes como assistente eclesiástico do MFC e padre Felipe Melo como assistente eclesiástico da Pastoral Familiar, lembrando a Semana Nacional da Família, que foi encerrada no sábado (19).
Dom Antônio fez dois pedidos: a doação de itens para o café da manhã que é oferecido as pessoas em situação de rua e a doação de camisas da festa deste ano para o coral dos homens e mulheres do Juvenópolis, Casa Bethânia e pessoas em situação de rua, que cantará na Missa das 6h do dia solene, 27.