Vigário geral também ressaltou a Semana da Família ao refletir o Evangelho
Lieneide Raimundo ̕/ Pascom Arquidiocesana
A Santa Missa da primeira noite do Novenário de Nossa Senhora dos Prazeres, nessa sexta-feira (18), foi presidida por Dom Genival Saraiva, vigário geral da Arquidiocese de Maceió e bispo emérito de Palmares (PE). Dom Antônio Muniz também esteve presente na celebração. Mais cedo, houve terço e as orações da novena.
Dom Genival, na homilia, relacionou o Evangelho de Mateus (19,3-12) e com a Semana Nacional da Família, celebrada pastoralmente no Brasil do segundo domingo de agosto até o sábado seguinte. “O valor da família compreende a fidelidade e responsabilidade de cada membro. Por isso é necessário pedir a Nosso Senhor pela fidelidade das famílias, pela consciência de responsabilidade de cada membro da família. É esse o grande valor que estamos encontrando nessa palavra de Jesus Cristo”, pontuou o pregador.
Dom Genival ainda percorreu outros aspectos do Evangelho do dia, fazendo uma conexão com a realidade atual, como a questão do divórcio e a infidelidade. Em relação ao tema proposto para o segundo dia da festa “Maria e a Igreja: trono de Deus, que sustenta o Senhor e o doa à humanidade”, o bispo destacou o papel de Maria na caminhada da Igreja. “Maria mãe de Deus, Maria mãe da Igreja, casada com São José, pai Adotivo de Jesus, é mãe de todo povo de Deus, dos apóstolos, de seus sucessores”, elencou.
Os cantos da celebração ficaram sob a responsabilidade do Coro Prisma de Maceió. As lideranças convidadas foram o Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Jovem (Mej) e Arautos do Evangelho. Com a igreja repleta de fiéis, era possível sentir a alegria nos rostos de cada pessoa.
Para Isabel Amaral, presidente do Conselho Arquidiocesano do Apostolado da Oração, ficou forte o sentimento de gratidão. “Olha a Catedral cheia de fiéis ainda na primeira noite do novenário! Gratidão e grande alegria, pois o povo deu sim. Muitos grupos da capital e do interior e outros grupos não vieram, porque já estiveram aqui à tarde. E assim damos os nossos louvores à Virgem dos Prazeres”, enalteceu Isabel.
A mejista Ana Letícia Rufino destacou a importância de os jovens estarem na igreja, não só na festa, mas constantemente como forma de atrair outros jovens a conversar, refletir e a descobrir mais a Igreja: “É muito importante estar aqui, eu trabalho a mim mesma, o meu interior, com Nossa Senhora dos Prazeres. Peço que ela ilumine o meu caminho como mejista e esse meu objetivo de chegar a outros jovens”.
Já Reinildes Ferro de Faria, do Arautos do Evangelho, expressou a felicidade por ocasião da festa da padroeira. “É uma alegria muito grande estar participando da festa de Nossa Senhora dos Prazeres, em mais um ano, e a cada ano fica mais linda, e hoje foi muito bom com a presença de Dom Genival e do nosso arcebispo”, partilhou “Quem não participou ainda venha, pois a festa está muito bonita em preparação ao dia da padroeira”, acrescentou.
A Missa foi concelebrada por padre Elison Silva, reitor da Catedral, e alguns sacerdotes. Também estavam presentes diáconos e seminaristas.
Lieneide Raimundo ̕/ Pascom Arquidiocesana