“Maria mostra que Deus se faz presente no mundo”, diz Cônego Severino na primeira noite da novena da Padroeira

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

Movimento Familiar Cristão (MFC) e o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) animaram a liturgia da noite, deste domingo (18), a primeira da novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2024, na Catedral Metropolitana de Maceió.

A missa da solenidade da Assunção de Nossa Senhora foi presidida pelo Cônego Severino Fernando, que já foi pároco da catedral, e recordou o cuidado maternal de Maria com a Igreja, em sua homilia.

Nesta primeira noite da novena e dia solene que a Igreja celebra o Dia do Senhor, em especial, a Assunção de Maria, a mãe Daquele que nos disse: eis aí a tua mãe, e depois, eis aí o teu filho. Somos adotados por essa mãe que vai cuidar de cada um de nós, nessa caminhada terrestre, como verdadeiros peregrinos”, disse.

E exclamou: “Bendita és tu Maria. Hoje, Jesus ressuscitado acolhe sua mãe na glória do céu. Ele vivo, glorificado ao lado do Pai, coloca na cabeça de sua mãe, a coroa de doze estrelas”.

Para expressa o significado da solenidade, o sacerdote leu um trecho de um escrito de São Bernardo. “Sobe ao céu a Virgem cheia de glória, e enche de gozo os cidadãos celestes. Que presente mais maravilhoso nossa terra envia hoje ao céu. Com esse gesto sublime de amizade que é dar e receber, se fundem o humano e divino, o terreno e o celeste, o humilde e o nobre. O fruto mais escolhido da terra, de onde procedem as melhores dádivas e de maior valor. Elevada às alturas, a Virgem Santa, esbanja sua graça aos homens”.

O cônego ressaltou a figura de Maria, como a mulher de fé e de esperança, que ensina a profunda experiência com Palavra de Deus onde soube guardar com fidelidade, fazendo-a frutificar. “Ela mostra que Deus se faz presente no mundo que vivemos. A visita feita à Isabel, vai manifestar plenamente isso. Levando Jesus, iniciando a peregrinação Dele, ainda em seu ventre, e lá é reconhecida como a Bem-Aventurada, porque acreditou e experimentou a Palavra em sua vida”.

Possamos tê-la como grande exemplo, dizer com ela e confiança: que tudo seja feita a Tua palavra. Façamos esse caminho de espiritualidade nesta escola de Maria, para aprendermos com ela, servir bem, com o coração e a vida a Deus que nos ama e nos quer na eternidade”, finalizou.