Matriz de Camaragibe celebra seu padroeiro o Senhor Bom Jesus

 

Há mais de 300 anos a cidade de Matriz de Camaragibe, litoral norte do estado de Alagoas celebra seu padroeiro o Senhor Bom Jesus no período de 23/12 a 01/01, este ano mais uma vez centenas de pessoas participaram das Celebrações Eucarísticas com orações e agradecimentos movimentando toda a região e cidades vizinhas.

Com o tema: Senhor Bom Jesus, que o vosso amor nos plenifique na missão evangelizadora, o pároco Padre Leoni José, sdb., em seu convite aos fiéis devotos: O novenário prepara-nos para a festa do nosso padroeiro, oportunidade de demonstração da nossa fé, sentido de unidade e renovação do nosso compromisso missionário nesta paróquia. Em cada dia seremos agraciados por reflexões que nos impulsionam à missão evangelizadora com mais entusiasmo e fé. Abramos nosso coração para a acolhida do que nos ofertará o Nosso Senhor neste tempo de graça. Certos das bênçãos que serão derramadas sobre todos nós, participemos unidos na fé e no amor de Cristo.

No dia 23 de dezembro de 2021 as 5:30 da manhã, ocorreu a tradicional procissão da bandeira saindo da residência da Sra. Maria das Neves em direção a Igreja Matriz, onde foi hasteada dando assim início aos festejos, após a celebração eucarística houve um café partilhado.

No palco montado ao lado a Igreja Matriz ocorrerão as celebrações Eucarísticas, toda a festa foi transmitida pela Rádio Comunitária Camaragibe Fm e pela Pascom nas redes sociais oficiais da Paróquia.

Estiveram presidindo as celebrações: Padre Leoni José, sdb., (pároco da cidade), Pe. Gilberto Antônio, sdb e Pe. Emerson Melo, sdb., (vigários paroquiais), e padres convidados: Pe. Marcos Antonio, sdb., (ex-pároco da cidade), Pe. João Neto, sdb., e Pe. Antônio Gomes, sdb., (da Paróquia São João Bosco em Caetés – PE), Pe. Cleyton Coutinho, sdb., (Recife-PE), Pe. Jaciel Bezerra (Salvador – BA), Pe. Délio Ferreira, sdb., (Recife-PE), Pe. Valmir (Maceió-AL), Pe. José Antônio (Mangazala – Porto Calvo-AL), Dom Genival Saraiva (Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió). As celebrações foram animadas corais: Bom Jesus, Alfa e Ômega, Santa Luzia, Nossa Senhora Auxiliadora, São Cristóvão, Santa Cecilia, Santa Terezinha (Coral de crianças), os Ministérios de Música Vozes Celestes e Êxodo, e o Ministério de Música de Passo de Camaragibe (convidado).

As diversas comunidades, pastorais e movimentos da paróquia participaram das celebrações junto com os setores civis/sociedades como noiteiros e animadores com o gesto concreto de alimentos não perecíveis para doação.

Após as celebrações eucarísticas, foram realizados shows no coreto da praça Bom Jesus como: Retreta da Filarmônica Bom Jesus, Auto de Natal da Cia de Teatro e Dança Dom Bosco formado por jovens da paróquia, Pastoril Filhas de Maria formados por alunos da Filarmônica Bom Jesus, Kailane Jéssica (show de mpb), apresentação da Banda da Policia Militar de Alagoas, e na Igreja Matriz teve a apresentação do Conjunto de Flauta Doce Dom Bosco, formados por alunos da Filarmônica Bom Jesus.

Este ano, tivemos o momento tradicional da saída das imagens para o banho de perfume no dia 31/12 (ano passado, por conta da pandemia não houve).

E dia 1° de janeiro a grande festa do Padroeiro começou uma queima de fotos as 5h da manhã e as 10h Missa Solene na Igreja Matriz, a tarde carreata com as imagens acompanhada por centenas de fieis pelas ruas cidade, logo após Missa presidida por Dom Genival Saraiva, as 21h houve Retreta da Filarmônica Bom Jesus e a descida da bandeira.

Ainda em clima de festa, no dia 09 de janeiro acontecerá o tradicional leilão de prendas e animais do Senhor Bom Jesus.