Centenas de membros das diversas comissões da Pastoral Familiar de diversas dioceses de quatro estados estiveram presentes na abertura da 20ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar NE2, realizada no Colégio Marista de Maceió, na noite dessa sexta-feira (16).
Ao todo, estiveram no evento representantes de 21 dioceses espalhadas pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A abertura da assembleia contou com louvores e a palavra do Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto e também do Bispo Referencial da Pastoral Familiar NE2, Dom Dulcenio Fontes de Matos, líder da Santa Igreja em Campina Grande/PB.
“A missão da Igreja é de custodiar as famílias de Cristo e atentar-se apenas aos mecanismos que estão prejudicando as famílias cristãs em todo o mundo. Em muitos países que diminuiu o número de matrimônios, diminuiu também o número de pessoas que decidiram ficar sozinhas. Estes riscos se transpõem ao modelo de compreender a famílias isso pode se transformar um lugar de passagem, enquanto os vínculos são deixados sob a precariedade dos desejos e circunstâncias. Cada um julga como lhe parece, como se não houvesse verdades, valores e princípios que nos guiam. A exclusividade matrimonial tem sido destruída pelos caprichos da infidelidade”, atentou Dom Dulcenio.
O Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió afirmou que é uma grande alegria receber a Assembleia da Pastoral Familiar na capital alagoana. Para ele a troca de experiências é um estímulo para as famílias.
“É como um presente. Num atual momento em que temos que investir muito na caminhada da família. Temos que viver grandes experiências dessas 21 dioceses. Acolhermos esta caminhada é um grande estímulo para todos de nossa arquidiocese. Tudo isso é muito enriquecedor”, disse Monsenhor José Augusto.
Cláudia Santos, coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Familiar, ressaltou as ações que serão realizadas a partir da assembleia, visando o bem estar das famílias.
“É importante semear o bem estar das famílias e receber a Assembleia em Maceió é algo muito bom para nossa arquidiocese, que se encaminha para o centenário. Estamos focando em palestras, testemunhos e troca de experiências para o pré-matrimônio e também para o próprio matrimônio. Nós temos focado em vários momentos da vida dos casados, para que possamos ajudar as famílias a viverem melhor”, finalizou.
Por Fillipe Lima / Pascom Maceió