Adiada na Semana Santa devido a pandemia de Covid-19, clero da Arquidiocese de Maceió se reúne na Catedral Metropolitana
*Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
O Clero da Arquidiocese de Maceió se reúne no próximo dia 14 para celebrar, às 9h, na Catedral Metropolitana, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, e nela a Missa do Crisma, adiada na Semana Santa em decorrência da pandemia da Covid-19.
A Missa do Crisma deveria ter ocorrido no dia 09 de abril, dentro das solenidades da Semana Santa, mas em determinação às normas sanitárias e sugestão da CNBB, foi transferida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., para esta nova data. Nela ocorre a bênção dos Santos Óleos, a consagração do óleo do Crisma e a renovação das promessas sacerdotais.
A data escolhida pelo metropolita foi a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Neste dia, a Igreja exalta a Santa Cruz, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado.
A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.
Os fiéis que desejam participar presencialmente, e que não se encontram no grupo de risco, idosos a partir dos 65 anos e crianças, como determina o Decreto Arquidiocesano de enfrentamento à Covid-19; procurem a secretaria da Catedral Metropolitana para o agendamento, pois as vagas são limitadas- (82) 3223-2872 (segunda a sexta – das 8h às 13h).
A Transmissão pode ser acompanhada pelas redes sociais e Canal do Youtube da Arquidiocese de Maceió.