Missa do Crisma: “devemos abraçar a cruz”

Por Marcos Filipe| Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Fernando André | Pascom Arquidiocesana)

Nesta Quinta-feira Santa, 28 de março, na Catedral Metropolitana de Maceió, foi celebrada a Santa Missa do Crisma, presidida por Dom Antônio Muniz, O.Carm., e concelebrada pelo arcebispo coadjutor, Dom Carlos Alberto Breis, OFM, e os demais padres da Arquidiocese.

Esta celebração é chamada também de Missa da Unidade, porque, como Igreja, somos chamados a viver em comunhão fraterna. Nela ocorre a bênção dos Santos Óleos; dos Enfermos, dos Catecúmenos e a consagração do Santo Óleo do Crisma, utilizados para a ministração dos sacramentos nas paróquias, comunidades e ao povo de Deus.

Na homilia, o arcebispo recordou um livro que leu ainda na juventude, Meu Cristo partido de casa em casa; e da figura de São Bruno, no ano 4.
“A cruz é o ponto central da leitura que fiz, assim como na vida de São Bruno, que as colocava nos topos dos alpes franceses. O mundo gira, tem suas modas, mas a cruz de Cristo permanece” e completou: “O mistério da quaresma nenhuma palavra explica, cabe a nós, rende-se a esse mistério do Cristo partido na casa de cada um”.

Na Santa Missa estiveram presentes todos os padres da Arquidiocese, pois ela marca a renovação dos compromissos sacerdotais no serviço aos fiéis, em unidade com o Bispo e ao sacerdócio de Cristo.