Missa e procissão coroam festa de Santa Luzia em União dos Palmares

Solenidade foi presidida pelo cônego Claudinier José

Por: Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana

procissão de santa luzia união dos palmares
Fiéis foram às ruas do Conjunto Newton Pereira (Fotos: Lívia Marques/colaboração)

Centenas de fiéis da Paróquia Santa Luzia, em União dos Palmares, foram às ruas em plena quarta-feira, no dia 13 de dezembro, para coroar os festejos da padroeira. A Missa, a procissão e o shows de prêmios marcaram a solenidade na Igreja Matriz, no Conjunto Newton Pereira.

“Salve Santa, Santa Luzia! O teu louvor hoje vamos cantar”. Foi com esse hino que membros de movimentos, pastorais e comunidades participaram da procissão, um gesto público de fé na intercessão da protetora dos olhos.

Uma das participantes foi a Alexandra Maria da Silva, membro do grupo jovem e da pastoral litúrgica. Ao ver o andor saindo pela porta da matriz, ela falou da emoção de presenciar o momento. “O meu coração está muito vibrante e muito alegre. A cada ano é diferente a emoção e cresce a nossa fé. Hoje só gratidão a Santa Luzia ver o povo de Deus reunido com o nosso padre neste grande louvor”, partilhou a paroquiana.

Alexandra Maria disse vivenciar grande emoção

Questionado sobre o que atrai a juventude a participar da programação, Matheus Galdino foi objetivo. “O que faz a gente estar aqui é a fé em Jesus Cristo e na intercessão de Santa Luzia, para que ela interesse por nós, proteger nossos olhos físicos e também os olhos da alma”, comentou Matheus.

Enquanto seguia a procissão, a devota Maria Aparecida, que faz parte da comunidade São Sebastião, falou da intenção de participar dos festejos e o que Santa Luzia representa: “Vim mais para agradecer do que pedir, porque esse ano já recebi muitas bênçãos. Santa Luzia é uma amiga que nos ajuda a caminhar mais perto a Jesus e, com história, nos ensina que o sofrimento deve ser enfrentado com paciência”.

A festa teve início no dia 10 de dezembro com o novenário. No dia 10 também teve a Corrida de Santa Luzia. O tema refletido foi “Santa Luzia é luz, vocação e missão”.

Padre Juraci Carlos, administrador paroquial

O administrador paroquial, padre Juraci Carlos, falou da experiência da festa. “A marca registrada deste ano é o próprio tema do Ano Vocacional. É isso que a paróquia, atendendo ao pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, vivenciou. Houve uma resposta de toda a comunidade paroquial nessa dimensão vocacional, tendo a inspiração em Luzia, que é luz, viveu na graça e na missão”, afirmou o sacerdote.

Padre Zezinho presidiu Missa Solene

Ao retornar a Matriz, a Missa Solene foi presidida pelo cônego Claudinier José. O sacerdote refletiu o tema da festa como um chamado a vivência do testemunho cristão. “Todas as vocações devem ser guiadas pela luz e essa luz é Jesus Cristo. Se o padre, a freira, o esposo, a esposa ou missionário não viver sob a luz que é Cristo, essa vocação aos poucos vai se acabando. Santa Luzia nos aponta essa luz”, pontuou padre Zezinho, como é mais conhecido.

Fiéis lotaram Igreja Matriz

A programação foi encerrada com quermesse, um show de prêmios em prol da paróquia e queima de fogos. Toda cobertura da festividade está disponível nas redes sociais @santaluzia.udp.