A programação da festa foi adaptada aos cuidados com a saúde dos participantes
Por Amélia Sandes | Pascom Sta Terezinha -Serraria
A jovem francesa que foi aclamada Doutora da Igreja Católica foi ao encontro de seu Senhor há 123 anos. Há 16 anos, a comunidade católica do conjunto José Tenório acolheu Santa Terezinha do Menino Jesus como sua padroeira e passou a celebrar sua vida santa
entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro.
De máscara no rosto e álcool nas mãos, a comunidade católica de São João Batista pode festejar sua padroeira ocupando os bancos da igreja, o pátio externo do templo e a praça dedicada à Santa Terezinha.
A história de vida da jovem carmelita mostra que o maior sentimento de Tereza foi o amor a Deus. Mesmo doente, a esperança de encontrar seu Senhor superou qualquer incerteza. É provável que o exemplo de fé tenha guiado seus devotos para a festa deste ano que foi diferente e com a costumeira demostração de afeto à santa das Rosas.
Num dos bancos da igreja, estava dona Maria José do Nascimento. Ela foi agradecer sua padroeira por tê-la atendido.
“Eu fiz um pedido à Santa Terezinha e sonhei com ela vindo a mim, dizendo que eu seria atendida, e ela cumpriu”, testemunhou a senhora.
“O segredo é a fé”, afirmou outra devota, Maria Valdirene da Silva.
Gerson Albuquerque, figura católica que compôs o hino à Santa Terezinha, estava presente em meio aos fiéis em mais uma festa de sua padroeira.
Ele lembra com emoção como compôs o hino entoado à Santa da Sagrada Face.
“O refrão veio à minha cabeça durante a adoração ao Santíssimo. Eu pedi uma caneta emprestada e anotei num papel de cântico. Em casa, as estrofes foram fluindo”, relata seu Gerson.
Outro colaborador da obra de Deus, Ednilson Nascimento, foi o responsável por colocar melodia na letra do hino.
“Seu Gerson me deu total liberdade para casar as rimas da música. Eu pedi ajuda ao Espírito Santo e na mesma hora veio a melodia da primeira estrofe e do refrão”, recorda o músico.
Os dois se emocionam ouvindo o coro que se forma cada vez que o hino entra na seleção dos louvores.
“Fico elétrico! É uma melodia que casa com qualquer ritmo. Fico feliz por esta parceria, por hoje a gente dar este testemunho e o melhor de tudo: foi feito pra Deus”, destaca Ednilson.
“O nosso maior tesouro é nosso fé”,
assegura seu Gerson.
As celebrações da festa da padroeira, desde o primeiro dia, seguiram a programação de costume com hasteamento da bandeira, santas missas, Adoração ao Santíssimo e descerramento da bandeira. Por conta do momento vivido pela humanidade, que não permite proximidade, a procissão tradicional deu lugar à carreata.
As solenidades tiveram participação do pároco de Santa Terezinha do Menino Jesus, monsenhor José Augusto e padres convidados. Jovens e crianças encenaram a vida de Santa Terezinha. O encerramento teve a presença do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.