O projeto Santa Dulce dos Pobres, da Missão Faça-se, realiza há cinco anos no bairro do Vergel do Lago um trabalho missionário e de assistência a 150 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para ampliar as ações, os missionários estão promovendo uma campanha para reformar a sede do projeto que acolherá crianças com diversas atividades. O Natal Faça-se também é outra iniciativa que vai beneficiar as crianças carentes da área lagunar.
A Missão Faça-se é um grupo de missionários acompanhados pela Fraternidade das Novas Comunidades (Francal) da Arquidiocese de Maceió. Inicialmente, em 2012, a proposta era apenas evangelizar, mas diante do encontro com pessoas carentes houve a necessidade de promover ações sociais, com explica o fundador Gildeam dos Santos.
“A partir de trabalhos evangelizadores com jovens e adultos, sentimos a necessidade de um projeto de caridade. Começamos em 2015 levando sopa para as comunidades, oportunidade para conviver e sentir a presença de Deus neste ardor missionário. E fomos ainda mais adiante, porque encontramos a realidade de jovens drogados, mendigos doentes e a gente começou então a trabalhar com curativos e a visitar também famílias que moram em barracos na beira da Lagoa Mundaú. A nossa missão tem o trabalho de levar o pão, mas principalmente o acolhimento missionário”, explica Gildeam.
A meta ainda para este ano de 2020 para a Missão Faça-se é conseguir fazer a coberta da Casa Missionária com o objetivo de implantar uma programação aos sábados para receber 20 crianças carentes. O espaço acolherá os pequenos para brincadeiras, catequese, dinâmica e esporte das 8h às 17h. Os missionários necessitam de doações de materiais de construção, como telhas, tijolos, areia, cimento e a própria mão de obra de pedreiro. O custo total previsto é de R$ 2.131,00.
Outra ação é o Natal Faça-se. Todos os anos, em dezembro, os missionários promovem um dia de confraternização com as crianças que recebem brinquedos, se alimentam, cantam e rezam. Neste ano será no dia 20 dezembro com uma média de 80 crianças para festejar conosco.
Durante todo o ano, a missão também recebe e faz doação de roupas, calçados, lençóis, cestas básicas, fraldas, enxovais, material de limpeza e produtos de higiene pessoal. “É uma experiência de entender e ver nestas pessoas que eles têm necessidade do alimento material e do espiritual, de uma amizade, de uma pessoa que pode sentar ao lado deles para ouvir”, afirma o fundador Gildeam.
Experiência
A iniciativa da Missão Faça-se carrega muitas experiências marcantes. Uma delas com o relato de um sonho de uma criança, como lembra Gildeam. “Em um dia de visita a uma família de cinco filhos que acompanhamos, uma das crianças disse que o sonho dela era comer um sanduíche. Fiquei pensando: meu Deus , neste tempo em que muitas crianças e jovens sonham com um celular, por exemplo, hoje a gente encontra uma criança que tem o sonho de comer um sanduíche”, recorda o fundador da Missão ao acrescentar que o sonho foi realizado naquele dia.
Outra lembrança que ele faz questão de comentar foi em um dia de pastoral com a distribuição do sopão. “Observamos um senhor se alimentando de algo estranho e nos aproximamos pra oferecer a janta com cuscuz recheado e café. Vimos que ele estava comendo resto de cobertura de bolo, um açúcar branco, que pegou no saco de lixo. Ao receber o que tínhamos para oferecer, ele disse: ‘vocês são Jesus em nosso meio’. Então é uma experiência marcante”, resumiu Gildeam.
Doações
Para realizar uma doação e ajudar uma das ações do Projeto Santa Dulce dos Pobres, o contato pode ser feito pelos telefones (82) 98767-3942 e 98862-8520. A casa missionária fica localizada na Travessa Lago da Paz, 22C, Vergel do Lago. Alguns registros das ações estão disponíveis no Instagram @missao_facase.mcz. Quem deseja realizar depósito ou transferência bancária, os dados bancários são os seguintes: Caixa Econômica Federal, agência 1545, operação 013, conta poupança 536456 (Ana Cristina Bomfim, tesoureira da Missão Faça-se).
Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana