Momentos de Fé e Unidade: Semana Missionária e Vocacional da Arquidiocese encerra missões na Área Pastoral Nossa Senhora da Guia

Suzana Lima – Pascom Arquidiocesana

 

Uma jornada espiritual emocionante teve seu encerramento nesta quarta-feira, 18 de outubro. A Semana Missionária e Vocacional da Arquidiocese de Maceió, que uniu corações e almas em nome da fé e serviço à comunidade, concluiu suas missões na Área Pastoral Nossa Senhora da Guia, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.

Ao longo desses dias de missão, os incansáveis ​​missionários e missionárias das paróquias: São Miguel Arcanjo (Colina dos Eucaliptos), Nossa Senhora do Bom Parto (Bom Parto), São Pedro e São Francisco (Vergel do Lago), Nossa Senhora das Graças (Levada), São José Operário (Fernão Velho), Santo Antônio de Pádua (Bebedouro), Nossa Senhora Virgem dos Pobres (Vergel do Lago), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vergel do Lago), São José (Trapiche) e Área Pastoral Nossa Senhora da Guia (Trapiche) – receberam apoio de membros da Comunidade Shalom, seminaristas, SAV (Serviço de Animação Vocacional), COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), e Infância e Juventude missionária uniram suas forças para tornar essa jornada inesquecível.

No último dia de missão, as visitas tomaram um rumo especial, voltando-se para o Mercado da Produção e escolas locais, levando uma mensagem de amor e esperança a novos corações. A culminação das atividades aconteceu na pequenina Igreja de Nossa Senhora da Guia, onde uma Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Adriano Vieira, administrador paroquial da Paróquia São Pedro e São Francisco, também coordenador do Setor Lagoa e nomeado Assistente Eclesiástico da Escola Missionária, concelebraram padre Cosme Evangelista, administrador da referida Área Pastoral, padre Marivaldo da Conceição, Pároco da Paróquia São José Operário, e padre Jonathan Igor, administrador da Paróquia São Caetano de Thiene em Jacuípe e coordenador do COMIDI.

Essa extraordinária jornada de fé, unidade e serviço comunitário demonstra a força da comunidade religiosa de Maceió e seu compromisso com a missão. É um testemunho vivo de que, juntos, é possível fazer a diferença e compartilhar a luz da fé com aqueles que mais precisam.

Padre Adriano falou de sua gratidão em receber no Setor Lagoa e em especial na área pastoral que em breve se tornará paróquia, a Semana Missionária e Vocacional: “É um despertar, é um acordar deste povo de Deus para esta nova realidade. Portanto, eu tenho a agradecer o COMIDI, a comissão também da missão, SAV, ao padre Cosme por ter acolhido esta missão aqui nesta área pastoral. E o desejo só de gratidão e agradecer a Deus por tudo”.

Padre Cosme contou um pouco da experiência de vivenciar o acolhimento dos missionários e a visita as famílias: “Então, ter a oportunidade de acolher os irmãos que vieram das paróquias do setor Lagoa para visitar as famílias primeiro foi um grande desafio. Estamos começando a construir a nova paróquia, Nossa Senhora da Guia ou Sebastião. Então foi um desafio grande nesse sentido, mas a gratidão supera todos os desafios, se tornam pequenos quando a gente percebe e acolhe com coração aquilo que Deus traz para nós como proposta de visitar as famílias. Visitamos as casas, fomos até as famílias, alguns vieram até nós, tivemos surpresas, surpresas boas, no sentido de testemunho de pessoas que têm convicção de sua fé, mesmo não estando participando da igreja, mas não perderam a fé. Convidamos e esperamos que a partir de agora. As pessoas começam a retomar o seu retorno de participar presencialmente na igreja, porque a igreja foi até elas. Uma delas me disse assim que marcou. Moro aqui há 38 anos e a igreja nunca veio à minha casa. Um padre nunca visitou a minha casa. E hoje o padre veio à minha casa num dos momentos mais difíceis da minha vida. Problema de saúde e outros problemas lá particulares de família, que deu para a gente perceber que a gente só precisa ir para evangelizar, mas quando retornamos somos mais evangelizados, somos mais renovados na fé do que aqueles que nos receberam nas suas casas. Então é sempre com gratidão que nós dizemos a Deus muito obrigado Senhor, pela oportunidade que tivemos de acolher os irmãos do setor Lagoa na nossa nova área pastoral de nossa Igreja Nossa Senhora da Guia”.

Encerrando a Semana Missionária e Vocacional da Arquidiocese, o Santuário da Misericórdia São João Paulo II e Santa Dulce dos Pobres será palco do Festival de Música “No Rastro da Santidade” de 19 a 21 de outubro. O evento incluirá uma feira vocacional, Santa Missa, confissões, palestras, cursos, workshops e shows. Para acompanhar a programação completa, visite as redes sociais da Arquidiocese de Maceió.