Por Victor Spinelle | Comunicação EJC Maceió
No último domingo, 03 de setembro, o movimento católico Encontro de Jovens com Cristo (EJC) reuniu os membros, de todo o Estado, marcando os festejos dos seus 27 anos de existência em Alagoas.
A comemoração iniciou com a santa missa em ação de graças ao EJC, celebrada pelo cônego José Kermes, Diretor Espiritual do grupo, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, no Poço, em Maceió-AL, seguida de uma carreata que percorreu as principais ruas do bairro, com muita música e animação até a sede da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, local da festa, que contou com a presença do cantor maranhense, Gabriel Kzam.
O evento acontece anualmente, entre os meses de agosto e setembro, e reúne as 13 paróquias nas quais o EJC está implantado. O objetivo é festejar os anos de missão do movimento e promover um momento de confraternização entre os jovens.
Para Karyny Ribeiro, membro da Equipe Arquidiocesana do EJC, essa data é importante para relembrar o quanto o grupo vem mudando vidas e apresentando a igreja para dezenas de jovens a cada novo encontro. “Há 11 anos participo dessa festa. É uma forma de me reunir com aquelas pessoas que o EJC me apresentou para agradecermos a Deus por tantas mudanças e amadurecimento de fé que ganhamos todos os dias através do movimento”.
O Encontro de Jovens com Cristo
O primeiro EJC em Alagoas aconteceu na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro da Jatiúca, em 1996, após 30 jovens paroquianos irem até a João Pessoa (PB), onde tiveram as primeiras experiências com o movimento na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, entre 1994 e 1995.
Hoje, o movimento também está presenta na Paróquia Santo Antônio de Pádua (Bebedouro), Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Poço), Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Cruz das Almas), Paróquia São Vicente de Paulo (Graciliano Ramos), Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Eustáquio Gomes), Paróquia Senhor Bom Jesus (Matriz do Camaragibe), Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Jacintinho), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vergel), Paróquia São Judas Tadeu (Feitosa), Paróquia São José e Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Arapiraca) e Paróquia São Francisco de Assis (Santos Dumont).
Todos os anos, os jovens das paróquias citadas acima organizam um encontro que dura três dias, onde novos “encontristas”, como são chamados os
participantes, conhecem o EJC e o carisma evangelizador que é uma porta de entrada para os serviços e a missões para caminharmos juntos com a nossa Igreja Católica.
Para fazer parte do Encontro de Jovens com Cristo é necessário ter de dezessete (17) e vinte e seis (26), ser batizado na Igreja Católica ou igrejas aceitas pela mesma, além de serem solteiros e sem filhos. Também, residentes no perímetro geográfico da Paróquia onde pretendam fazer a inscrição ou que, mesmo residindo noutra, estejam nesta engajados ou a tenham por opção.